segunda-feira, 21 de abril de 2014

Cores no seu prato!



Olá meus amores, como estão?
Hoje nosso post será sobre a importância das cores no seu prato. Manter todos os nutrientes que o corpo precisa nem sempre é fácil, por isso, uma forma de conseguir balancear é incluir mais cores no cardápio. Misturar as cores, é uma forma de driblar doenças e controlar o nutrientes necessários que nosso corpo precisa pra funcionar bem e melhor, concordam?
Os fitoquímicos, são as substâncias que pigmentam os alimentos, são responsáveis por protegê-los contra o ataque de fungos e bactérias. Quando são ingeridos, eles possuem a mesma função dentro do organismo humano: proteger o metabolismo e ampliar os benefícios a saúde.
Vamos agora conhecer as propriedades de cada uma das cores!

+ Roxo, preto e Azul



Contêm antocianinas, que protegem as células dos danos oxidativos, retardando os sinais do envelhecimento. Alimentos dessas cores também são ótimos na prevenção de problemas de articulações, além disso, auxiliam na função cognitiva e apresentam antioxidantes, que ajudam no combate do câncer.

+ Vermelho


Contêm licopeno que contribuem para turbinar a memória, além de reduzir o estresse oxidativo, minimizando os riscosde desenvolver doenças como o câncer, diabetes, Alzheimer e Parkinson. Também são alimentos protetores do coração, pois tem efeito vasodilatador e anticoagulantes. A falta desse pigmento causa anemia, envelhecimento precoce, fraqueza muscular e confusão mental.

+ Marrom


São ricos em fibras e vitaminas do complexo B e E, os alimentos marrons possuem substâncias que melhoram o funcionamento do intestino. Eles também ajudam na redução dos níveis de colesterol total e triglicerídeos. São ótimos também por combaterem a ansiedade e a depressão.

+ Verde



São alimentos riquíssimos em magnésio e em isotiocianatos, compostos que têm como principal função a prevenção do câncer e também a eliminação de toxinas pelo fígado. Além disso, eles têm luteína e zeaxantina, dois antioxidantes potentes que combatem os radicais livres e reduzem o risco de degeneração macular, doença na causa da cegueira.

+ Branco


Os alimentos que apresentam essa tonalidade são boas fontes de cálcio e potássio, que são dois minerais super importantes para a formação e manutenção dos ossos. Esses compostos também participam da regulação dos batimentos cardíacos e são imprescindíveis para o bom funcionamento do sistema nervoso e dos músculos. Possuem ainda ação antialérgica.

+ Amarelo


Tem substâncias que favorecem o processo de cicatrização, além de impedir que os radicais livres causem danos à pele. Alimentos com esse pigmento melhoram a saúde do aparelho digestório, graças à enzima bromelina, que atua como um tipo de suco gástrico, facilitando a digestão. Possuem ainda hesperidina, que atua especialmente na saúde cardiovascular, protegendo os vasos sanguíneos de possíveis danos causados por moléculas nocivas.

+ Laranja


São alimentos ricos em betacaroteno, substância que ajuda na luta contra o câncer. Ele fortalece a função imunológica, combatendo as células tumorais. Atua também beneficiando a saúde do coração e dos olhos.

E aí, gostaram? Em todas as refeições acrescentem cores em seu prato!
Nutribeijos!









Nenhum comentário:

Postar um comentário