quinta-feira, 17 de abril de 2014

Estresse, o que pode e o que não pode?


Olá galerinha!
Você com certeza já ouviu falar que o estresse pode ser prejudicial para nosso organismo. Mas, o que é o estresse? Na verdade, nada mais é do que uma resposta do nosso corpo à uma exigência externa ou interna, podendo ser causada por fatores emocionais, psicológicos, ambientais, físicos, infecciosos e até mesmo por uma combinação de vários desses fatores.
O maior problema de hoje em dia, deixou de ser uma reação e passou a ser considerado como uma doença crônica. A consequência disso é a liberaçãao exagerada dos hormônios do estresse, como o cortisol.
O cortisol é o principal hormônio liberado no estresse, ele está envolvido no acúmulo de gordura abdominal, aumento da compulsão por doces, retenção de líquidos, baixa energia, irritabilidade, fraqueza, hiperglicemia, entre outros.
Uma ótima notícia é que mantendo uma dieta equilibrada e um ritmo de vida saudável e evitando alguns alimentos conhecidos como estimulantes, podemos diminuir as causas o estresse.

+ Alimentos que devem ser EVITADOS:

- Bebidas Alcoólicas: o álcool libera adrenalina, onde causa o aumento da tensão nervosa, a irritabilidade e a insônia. Em excesso, estimula o acúmulo de gordura no coração e reduz a função imunológica, além de reduzir a capacidade do fígado de lidar com as toxinas, fazendo com que permaneçam no corpo.

+ Café, Chá Preto, Chocolate: também aumentam a liberação de adrenalina e esgotam as glândulas adrenais que são responsáveis por lidar com o estresse. Assim, altera o metabolismo causando o aumento do peso.

+ Gordura Saturada, Frituras e Gorduras Trans: além de aumentar o colesterol LDL, limitam a assimilação de gorduras boas para o funcionamento cerebral.

+ Sal: aumenta a pressão arterial e esvazia a glândula que nos ajuda a lidar com o estresse. Lembrando que não é só o sal de cozinha, mais também os produtos industrializados ricos em sódio.

+ Doces: por serem açúcares simples, aumentam a energia  curto prazo levando à exaustão da glândula defensora do estresse. É uma fonte vazia de nutrientes que aumentam a irritabilidade e a depressão, enquanto diminui a concentração.

+ Carne Vermelha: aumenta a produção de adrenalina e noradrenalina, responsáveis por aumentar a tensão nervosa, ansiedade e estresse.

E quais são alimentos PERMITIDOS?

+ Aipo: contém nutrientes calmantes como a niacinamida.

+ Gengibre: além de melhorar na digestão, aumenta a absorção de nutrientes, ótimo para ser usado como chá.

+ Arroz e Grãos Integrais: auxilia na síntese de serotonina, melhorando o humor e aliviando o estresse.

+ Repolho: rico em vitaminas antioxidantes, ajudam na fabricação da serotonina.

+ Aveia: rica em fibras solúveis que controla o aumento do açúcar no sangue, melhora a concentração e controla dores de cabeça.

Entre muitos outros alimentos que são essenciais. Fiquem atentos, e se por acaso seu quadro se agrave, procure um médico especialista.
Nutribeijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário