terça-feira, 20 de maio de 2014

Azeite de Oliva: Saiba Mais!


Oi gente!
Na prática do dia-a-dia, já ouvi e ouço muito os pacientes perguntando sobre o famoso Azeite de Oliva. O que pode? O que não pode? É verdade? É mentira? Por isso hoje, na sessão Alimentos, vou falar o que é verdade e o que é mentira desse óleo rico em gorduras do bem!

Perguntas frequentes:
1. Reduz o colesterol? SIM! Por ser rico em ácidos graxos monoinsaturados, compostos fenólicos e vitamina E, o azeite tem o poder de proteger os vasos sanguíneos contra a oxidação lípidica, mas o que é isso? Diminui o LDL (colesterol ruim) e aumenta o HDL (colesterol bom).
2. É melhor que o óleo de soja? SIM! E a principal vantagem do azeite em relação aos demais óleos é possuir aproximadamente 75% de ácidos graxos monoinsaturados - o famoso ômega 9 (sendo que o óleo de soja contém apenas 23% desse tipo de gordura). O ômega 9, além de diminuir os níveis de LDL no sangue e aumentar ou manter estáveis os valores de HDL, reduz o estado pró-trombótico característico das doenças cardiovasculares.
3. É preferível consumi-lo sob altas temperaturas? NÃO! A melhor forma de aproveitar os benefícios é utilizando o azeite para temperar saladas ou adicioná-lo aos alimentos após o cozimento, tudo isso porque o calor prolongado e altas temperaturas inativa algumas de suas propriedades.
4. Abusar dele engorda? SIM! Como toda gordura, o azeite contém 9kcal/g de gordura, ou seja, 10g de azeite (equivale a uma colher de sopa aproximadamente), tem cerca de 90kcal. Para que não deixemos de aproveitar seus valiosos benefícios, a regra que vale é a mesma para todos os alimentos, ou seja, consuma com moderação. Tudo em excesso, engorda.
5. Óleo bom, é óleo caro? NÃO! Essa não é uma regra que se deve levar em conta na hora de escolher, pois nem sempre o mais caro é o melhor. O que vale é por quantas prensagens o óleo passou no processo de industrialização, sendo que o melhor é o extravirgem, retirado na primeira prensa das azeitonas. O tipo de embalagem em que ele está acondicionado (latas e vidros escuros protegem da luminosidade e, consequentemente, da oxidação.E sua acidez, quanto menor, melhor é a qualidade do azeite, escolha aqueles com o pH máximo de 0,5.

Não esqueçam, na hora da escolha, prefira os extravirgens, ricos em oleocantal, uma substância que possui efeitos anti-inflamatórios e analgésicos e é capaz até de prevenir doenças degenerativas.
Nutribeijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário