quarta-feira, 28 de maio de 2014

Saúde da Mulher


Dia 28 de Maio é o Dia Nacional da Redução da Mortalidade Materna e Dia Internacional de Ação pela Saúde das Mulheres. Mas, bom mesmo é se cuidar todos os dias!
Vou falar um pouco sobre algumas doenças que afetam mais as mulheres:

- Câncer de Mama e Câncer do Colo de Útero:
São doenças sérias que atingem milhares de mulheres todos os anos, infelizmente. Elas têm cura, mas o melhor mesmo é se prevenir. Uma alimentação equilibrada mais atividade física regular + peso na medida certa são os mais importantes fatores de proteção contra o câncer do colo do útero e o câncer de mama. Além disso, a prática de relações sexuais seguras, a diminuição do cigarro e o acompanhamento ginecológico periódico são essenciais para se prevenir contra a câncer. Vá ao ginecologista periodicamente e não esqueça: é importante realizar o exame do Papanicolau uma vez por ano e o autoexame mensalmente. Para mulheres a partir dos 40 anos, o autoexame e a mamaografia também são indispensáveis.

Lembre-se: se o câncer for detectado ainda no início, as chances de cura são de, praticamente 100%. Faça o autoexame todo mês.

- Mortalidade Materna:
É causada por complicações durante a gestação ou até 42 dias após o fim da gravidez. É provocada por problemas de saúde como hipertensão, desprendimento prematuro da placenta ou doenças preexistentes, a exemplo das doenças cardíacas, do câncer e do lúpus. A grande quantidade de cesarianas e a negligência em alguns cuidados durante o pré-natal, como medir a pressão arterial das gestantes, também sãofatores que contribuem com a mortalidade materna.
Principais ações para redução da mortalidade materna:
1. Assegurar à gestante o direito ao acompanhamento antes, durante e depois do parto.
2. A mãe e seu recém-nascido não podem ser recusados nos serviços de saúde e devem ser assistidos até a tranferência para outra unidade.
3. Todas as mulheres grávidas têm  direito à atenção humanizada e não discriminatória, independente da duração da gestação e também no pós-parto.
4. Escolha o melhor momento para engravidar.
5. Ao suspeitar de gravidez, procure um médico imediatamente.
6. Nunca deixe de fazer o pé-natal. Isso é fundamental para a sua saúde e para a saúde do seu bebê.
7. Prefira sempre parto normal.

- HIV/AIDS:
Quase metade das pessoas que vivem com HIV no mundo são mulheres. Uma triste realidade. Não é esse tipo de igualdade que queremos. O HIV é o vírus causador da AIDS, que compromete o funcionamento do sistema imunológico humano e pode atingir homens ou mulheres independente da orientação sexual. O HIV é transmitido, principalmente, através da relação sexual sem camisinha com uma pessoa soropositiva, portadora da AIDS. Além disso, através do contato direto com o sangue contaminado, uso da mesma seringa ou agulha por mais de uma pessoa, transfusão de sangue contaminado e também de uma mãe, portadora do HIV, para seu filho, durante a gestação, parto ou amamentação. É uma doença que não tem cura, mas o tratamento com medicamentos antirretrovirais, mais conhecidos como coquetel, prolonga a vida dos portadores.
Os sintomas são: gripe persistente, perda de peso sem causa, diminuição da força física, febre, dores musculares, suores noturnos, diarreia, manchas anormais da pele, crosta branca e espessa na língua. Fique atenta e lembre-se: o melhor remédio ainda é a prevenção. Use sempre camisinha e não compartilhe agulhas ou seringas com outras pessoas.

- Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs):
As DSTs são doenças infecciosas transmitidas, principalmente, pelo contato sexual com pessoas infectadas, sem o uso de preservativos. Fique Atenta! Às vezes, os sintomas de DSTs não são vistos e nem percebidos. Por isso, é sempre importante usar camisinha. Além disso, não compartilhe agulhas ou seringas com outras pessoas e esteja sempre em dia com a sua saúde. Vá ao ginecologista periodicamente.

Cuide-se, mulher que se ama se protege!
Nutribeijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário