quarta-feira, 21 de maio de 2014

Diabetes Mellitus


Olá meus amores!
Na sessão Dietoterapia de hoje, vou falar sobre uma doença muito conhecida, de uma forma resumida, ok?
Então, a Diabetes Mellitus é uma doença metabólica caracterizada pela produção deficiente de insulina, que é o hormônio liberado pelo pâncreas para controlar o nível de glicose no sangue (glicemia). A DM tipo 1, a insulina não é suficiente para regulá-lo. Já na DM tipo 2, o corpo torna-se resistente à substância. Em ambos os casos, a taxa de açúcar no sangue aumenta de forma perigosa, acarretando uma série de danos à saúde.
A DM1 é comum em crianças, adolescentes ou adultos com menos de 35 anos. Está relacionada a uma falha genética que compromete a liberação de insulina.
A DM2 é a mais comum e afeta pessoas com mais de 40 anos e obesos. Os especialistas afimam que 90% dos casos são desse tipo e já atinge os mais jovens e está relacionado à má alimentação, sedentarismo e obesidade.

+ Sintomas:

Praticamente são os mesmos nos dois tipos: vontade constante de urinar (os rins secretam muita água para reduzir a glicemia), sede excessiva, perda de peso, sonolência, visão turva e feridas nos membros inferiores. O aparecimento dos incômodos costuma demora no tipo 2 (mas pode ser assintomático), enquanto que no tipo 1 eles se manifestam de forma brusca e acompanhados de náuseas, nervosismo e cansaço.

+ Diagnóstico

Exames de sangue podem detectar a patologia. Se a taxa de glicose, em situação de jejum, estiver entre 100 (que é o limite considerável saudável) e 126 miligramas por decilitro (diabetes instalada), uma segunda análise é solicitada. Uma marcação que fique entre 140 e 200mg/dL é sinal de que a insulina não está dando conta de controlar a absorção de açúcar pelas células.

+ Prevenção

Não há como evitar a tipo 1, já que se trata de uma condição genética. No caso do tipo 2, é recomendado uma dieta com poucas gorduras e açúcares, bem como rica em fibras, além de exercícios físico. Se você possui a doença, procure um Nutricionista, que só esse profissional é capacitado para adequar uma dieta equilibrada para seu caso.

+ Tratamento

O DM não tem cura. Visitas regulares ao médico e a adoção de hábitos saudáveis garantem vida normal. Combater o sobrepeso e a hipertensão faz parte do programa. Portadores do tipo 1 dependem da aplicação da insulina por via injetável. Já os dos tipo 2 devem tomar medicamentos para controlar os sintomas.

Se cuidem!
Nutribeijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário