quinta-feira, 29 de maio de 2014

Vitamina A: Saiba Mais!


Vamos conhecer mais sobre a Vit. A? Vocês sabem pra que serve? Qual a função dela no nosso corpo? E a deficiência, o que causa? Descubra tudo agora!

Um pouco de história:
A vitamina A foi a primeira vitamina lipossóluvel (são insolúveis em água e precisam da bile para serem absorvidas) a ser descoberta. Quase um século depois, a vit. A e seu precursor, o betacaroteno, continuam a intrigar os pesquisadores com suas diversas funções e efeitos profundos sobre a saúde.
Três diferentes formas de vit. A estão ativas em nosso corpo: o retinol, o retinal e o ácido retinóico. Esses compostos são conhecidos como retinóides. Alimentos derivados de animais oferecem compostos (ésteres de retinil) que são facilmente convertidos em retinol no intestino. Os alimentos derivados das plantas oferecem carotenóides, alguns dos quais têm atividade de vit. A. Bem, o que é isso? Os carotenóides são pigmentos comumente encontrados em plantas e animais, alguns dos quais têm atividade de vit. A, sendo o betacaroteno (atua como antioxidante) o carotenóide com mais atividade de vit. A. Esse termo refere-se tanto às formas ativas da vitamina como às formas de precursores nos alimentos sem fazer distinção entre elas.
Uma proteína especial de transporte, a proteína ligadora de retinol (RBP), obtém a vit. A do fígado, onde ela está armazenada, e a carrega no sangue. Vale lembrar que cada forma de vit. A tem sua própria proteína receptora nas células.

Funções no organismo:
Suas principais funções incluem: auxílio à visão, participação na síntese de proteína e na diferenciação (e, assim, na manutenção da saúde da pele e dos tecidos epiteliais) e auxílio na reprodução e nocrescimento. Cada forma de vit. A realiza tarefas específicas. O retinol auxilia na produção e é a principal forma de transporte e armazenamento da vitamina. O retinal é ativo na visão e é também um intermediário na conversão do retinol em ácido retinóico. Esse ácido atua como hormônio, regulando a diferenciação celular, o crescimento e o desenvolvimento embrionário.

Deficiência de Vit. A:
O estado nutricional relativo à vitamina depende principalmente da adequabilidade do estoque dessa vitamina, 90% do qual está localizado no fígado. Também depende do status de proteína de uma pessoa, porque as proteínas ligadoras de retinol atuam como portadoras da vitamina no organismo. Se uma pessoa parasse de comer alimentos ricos em vir. A, os sintomas da deficiência só começariam a aparecer depois que os estoques estivessem esgotados - de um a dois anos para o adulto, mas bem antes para uma criança em fase de crescimento. Então, as consequências seriam profundas e graves. Mais de 100 milhões de crianças no mundo todo sofrem de algum grau de deficiência de vit. A, estando assim, vulneráveis a doenças infecciosas e à cegueira.

Excesso de Vit. A:
Da mesma forma como a deficiência de vit. A afeta todos os sistemas do corpo, a toxicidade também o faz. Os sintomas começam a se desenvolver quando todas as proteínas ligadoras ficam cheias e a vit. A livre danifica as células. Com o passar do tempo, podem enfraquecer os ossos e contribuir para a osteoporose. Oferece também um risco teratogênico. Grandes ingestões antes da sétima semana de gravidez parece ser o caso mais prejudicial.

Fontes de vit. A:
As fontes mais ricas de retinóides são alimentos de origem animal - fígado, leite e derivados, manteiga, ovos. As plantas não contêm retinóides, mas muitas hortaliças e algumas frutas contêm o precursor - os carotenóides, pigmentos vermelhos e amarelo das plantas. As hortaliças de folhas escuras, como o espinafre, abóbora, cenoura, batata-doce, mamão, melancia, morangos, laranja, brocólis, damasco entre outras.

Bem, é isso gente, apenas um resumo sobre a vit. A.
Nutribeijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário