quarta-feira, 9 de julho de 2014

Doenças Cardiovasculares


As doenças cardiovasculares (DCV) representam a principal causa de morte em países desenvolvidos e em desenvolvimento como o Brasil, segundo Datasus 2002. Segundo dados da OMS, em 2002 ocorreram 16,7 milhões de óbitos, dos quais 7,2 milhões foram por doença arterial coronária (DAC). Estima-se que para 2020, que esse número possa se elevar a valores entre 35 a 40 milhões. Seu número acelerado representa uma das questões de saúde pública mais relevantes do momento. No Brasil, a principal causa de morte ainda é o acidente vascular cerebral (AVC), o que singnifica que o diagnóstico e o controle da hipertensão arterial não têm sido adequados.
Na maior parte dos casos, tanto o AVC como a DAC têm etiologia conhecida, sendo causados por fatores de risco bem estabelecidos. Estudos demonstram o indiscutível papel das dislipidemias, ou seja, LDL elevada e HDL diminuído, hipertensão (HAS), tabagismo, diabetes melito (DM) e idade como fatores de risco independentes para o desenvolvimentoda ateriosclerose e suas complicações.
No Brasil, o estudo AFIRMAR demonstrou que esses fatores de risco clássicos são os responsáveis pelo aparecimento do infarto agudo do miocárdio (IAM), principal manifestação clínica da DAC.
Além da doença aterosclerótica, outra importante manifestação da doença cardiovascular é a insuficiência cardíaca (IC), reconhecida como um problema importante e crescente de saúde pública. A IC é um estado patológico complexo, em que o coração tem sua função de  bombeamento sanguíneo insuficiente para a demanda metabólica dos tecidos, ou o faz por conta da elevada pressão de preenchimento.
Dietas com elevado teor energético, gorduras saturadas e gorduras trans, além do tabagismo e da inatividade física, mantêm uma importante relação com a doença coronariana nas populações e são fatores contribuintes para o desenvolvimento e o progresso da aterosclerose.
Atualmente, há evidências de que modificações do estilo de vida e redução de fatores de risco podem retardar o desenvolvimento da doença coronariana e outras formas de manisfetações da aterosclerose. A busca de formas de prevenção tem por finalidade reduzir a morbidade e mortalidade, e, assim, melhorar a qualidade e a expectiva  de vida. Diante deste cenário, concluímos que a melhor estratégia é a prevenção, mantendo hábitos de vidas saudáveis, dietas equilibradas em nutrientes e pra isso, procure um profissional Nutricionista para melhor adequar suas necessidades nutricionais.
Nutribeijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário