quarta-feira, 30 de julho de 2014

Entenda as causas da Má Digestão


Má digestão ou dispepsia é uma síndrome de alta prevalência, embora poucos pacientes procurem por ajuda quando estão com ela. A dispepsia é caracterizada por sintomas que possuem relação com o aparelho digestório alto, sendo uma manifestação de diferentes enfermidades, principalmente das doenças pépticas.
Os sintomas envolvidos são geralmente dores epigástricas e desconforto pós-prandial. A dor epigástrica é uma sensação desagradável proveniente de lesão tecidual. Já o desconforto pós-prandial é uma sensação estranha e parece que a comida ainda está no estômago mesmo após longos períodos.
A dispepsia pode ser dividida em diferentes tipos. A dispepsia funcional é aquela na qual os sintomas não possuem relação com enfermidades de base orgânica. Já a dispepsia orgânica é a que possui sinais vinculados a uma doença orgânica. A dispepsia não diagnosticada é a que possui os sintomas ainda não investigados. Esta condição está geralmente associada a quadros de úlcera gástrica ou de gastrite. Entretanto, até mesmo doenças que não estão relacionadas com o estômago podem provocar a dispepsia, como a síndrome do intestino irritável. O tratamento costuma ser efetivo e rápido. Portanto, deve-se procurar um médico diante dos sinais clássicos. Não há necessidade de conviver com este incômodo.

Sintomas:
* Sensação de estômago cheio;
* Enjoos;
* Eructações (arrotos);
* Vômitos;
* Sonolência após as refeições;
* Dores abdominais.

Causas:
* Comer depressa demais sem mastigar direito os alimentos;
* Beber líquidos em excesso durante as refeições;
* Abusar de alimentos gordurosos e de frituras.

 Se os sintomas desaparecerem com a simples mudança dos hábitos alimentares ou após tomar antiácidos, a indigestão não oferece riscos maiores. No entanto, se permanecerem por mais de uma semana, ou vierem acompanhados por fezes escuras, ou por qualquer outro sintoma anormal, procure assistência médica sem demora.

Nutribeijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário