terça-feira, 11 de novembro de 2014

Andropausa x Nutrição



A andropausa masculina equivale à menopausa na mulher e não significa incapacidade de ereção do pênis, mas sim uma diminuição de testosterona na corrente sanguínea, responsável pela produção de espermatozoides. Na maior parte das vezes, a entrada na andropausa não é percebida pelo homem porque é um passo natural do processo de envelhecimento masculino.
A andropausa, geralmente, acontece por volta dos 50 anos de idade, mas há homens que entram na menopausa aos 45 anos de idade e, neste caso, é chamada de andropausa precoce.
Carnes magras, aves sem pele ou peixes, que são boas fontes de proteínas, fornecendo aos músculos a matéria-prima de que necessitam. Hortaliças e frutas são ricas em vitaminas e sais minerais que aumentam o pique.  O tomate é imprescindível, pois contém licopeno, substância que combate o câncer de próstata. Devem ser evitados as gorduras, as carnes como bacon e fígado, o leite e o requeijão integrais, os queijos amarelos e as frituras. O consumo de açúcar deve ser diminuído. As células gordurosas são ricas em enzimas que convertem a testosterona em estrogênio, agravando a diminuição nos níveis de testosterona livre. As bebidas alcoólicas representam perigo, já que fornecem muitas calorias e, quando consumidas em excesso, aceleram o processo de envelhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário