quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Nutrigenética e Nutrigenômica



O Projeto Genoma Humano foi fundamental para os estudos da interação entre gene e meio ambiente, visto que cada ser humano sendo único, possui um fenótipo diferente dos demais. Portanto, sua interação com o meio em que vive, certamente, mostra-se distinta também. Uma das descobertas desse projeto foi a identificação da diferença genética na sequência dos genes que, por sua vez, resulta nas variadas respostas individuais diante de fatores ambientais, como a própria alimentação. Tais diferenças genéticas são denominadas “single nucleotide polymorphisms” (SNP, pronuncia-se snips). O conhecimento e identifi cação integram a nutrigenômica. Além dos SNPs, podem ocorrer outras alterações na sequência de nucleotídeos, como a substituição de bases, a inserção e a deleção de um ou mais nucleotídeos, os quais constituem tipos de mutação. Sabe-se que muitos casos de obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes, câncer e outras doenças crônicas estão associados às interações entre diversos genes com os fatores ambientais. Tanto os nutrientes quanto os demais compostos dos alimentos, da dieta e do estilo de vida constituem fatores que podem alterar a expressão gênica, resultando em modifi cações nas funções metabólicas. O conceito de meio ambiente é bastante complexo, sendo por vezes associado aos hábitos individuais, como o fumo, consumo de medicamentos, exposição tóxica, educação e aspectos socioeconômicos. Porém, o alimento é um fator ambiental que merece destaque, visto que todos nós somos permanentemente expostos e por isso, podemos adoecer ou não em função dele. Por essa razão e por serem capazes de modular a expressão gênica, os hábitos alimentares são os fatores que mais merecem atenção. A identificação de que os nutrientes têm a capacidade de interagir e modular mecanismos moleculares essenciais nas funções fi siológicas dos organismos sugere uma revolução no campo da nutrição. Atualmente, sabe-se que o genoma humano possui de 30.000 a 35.000 genes, um número muito menor daquele pensado antes. Conforme Mead (2007), a tecnologia atual permite identifi car um número superior a 500.000 polimorfismos por pessoa. Alguns deles podem afetar as funções das proteínas, bem como suas interações com outras proteínas e substratos.
A nutrigenômica representa o que há de mais atual na ciência da nutrição. Profissionais e estudantes da área da saúde necessitam conhecer essa nova ciência, visto que devido ao seu potencial, acredita-se nos benefícios à saúde que serão por ela concedidos. É fato que muitos estudos precisam ser realizados, mas é fato também que o caminho foi aberto e o primeiro passo já foi dado. Muitas perguntas ainda permanecem sem respostas, cabendo então a nós respondê-las, pois dessa forma a nutrição poderá ser elevada a outro nível, isto é, a personalização total de suas intervenções.

Esse é um resumo de um artigo super bacana sobre o tema. Quem tiver interesse, deixe seu email nos comentários que envio.

14 comentários:

  1. Eu tenho interesse nesse artigo.
    Poderia enviá-lo para mim??
    E mail nanda.tsantos@gmail.com

    Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Bom dia!
    Gostaria que me enviasse esse artigo. Email: elainesacramento23@hotmail.com

    Obrigada. Bjs!!!!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia!
    tenho interesse no artigo, poderia me enviar.
    josysoares4@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. ola tenho interesse email sisi.sil@bol.com.br

    ResponderExcluir
  5. Ola, poderia envia pra mim tbm?!
    manuellaflima2@gmail.com
    Desde já agradeço!!!

    ResponderExcluir
  6. Ola, gostaria de recebe-lo tbem
    valquiria_ps@hotmail.com

    Obrigada

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de receber o artigo, poderia me enviar?
    mostacedo@ig.com.br
    Obrigada!

    ResponderExcluir