quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Chás que curam!



Olá pessoal! Tudo bem com vocês? Espero que sim =)
Minha avó até hoje, toma chá quando sente que alguma coisa não está muito bem. Como ela própria diz: "A natureza é maravilhosa!" E eu concordo. Já fiz um post aqui, sobre chás diuréticos (clique aqui).
Bem, o post de hoje, eu vou falar sobre alguns fitoterápicos e a função de cada um. Saiba como melhorar alguns sintomas de cólica menstrual, tosse, dor de estômago, enjoo, dor muscular, insônia, resfriado e diarreia. Caso, os sintomas permaneçam, procurem um médico!
Vou esclarecer uma coisa: o famoso chá funciona e, de forma geral, não tem efeitos colaterais graves. Já os fitoterápicos que são vendidos nas farmácias, devem ser usados com orientação profissional, ok?

+ Tosse: ninguém merece ficar tossindo o tempo todo, né? Mas existe uma planta brasileira que tem sido usada como broncodilatador e expectorante, chamado de Guaco (Mikania glomerata).
Suas folhas podem ser colocadas em infusão e o chá pode ser tomado pelo menos 3 vezes ao dia. O extrato também é bastante encontrado em xaropes nas farmácias. O Manual de Plantas Medicinais da Anvisa, alerta que doses excessivas podem provocar vômitos e diarreia, assim como interferir na coagulação sanguínea e na ação de anti-inflamatórios não esteroidais, como o ácido acetilsalicíclico.



A legislação brasileira segue o padrão da União Europeia, onde o uso de Fitoterápicos é bem consolidado. Já nos Estados Unidos esses produtos são classificados como complementos alimentares, o que permite livre acesso das pessoas a extratos que, muitas vezes, apresentam qualidade duvidosa.


+ Cólica Menstrual: muito conhecida como calmante natural, a Matricaria recutita, muito conhecida como Camomila, é muito útil para aliviar as cólicas menstruais leves. E resolve sim, eu faço uso e resolve.
Um estudo feito em 2005, por pesquisadores do Imperial College, em Londres, mostrou que a ingestão de cinco xícaras diárias da bebida, eleva os níveis de substâncias que reduzem os espasmos musculares e atuam como anti-inflamatório.
O Manual da Anvisa recomenda que a infusão das flores seja consumida três a quatro vezes ao dia, mas lembrando que podem ocorrer reações alérgicas ocasionais. Em caso de superdose, é possível o surgimento de náuseas, excitação nervosa e insônia.


+ Dor de Estômago: um dos mais conhecidos para aliviar azia e dores no estômago é a espinheira-santa (Maytenus ilicifolia). É indicada ainda como coadjuvante na prevenção de úlceras em tratamentos com anti-inflamatórios não esteroidais.
Pode ser encontrada em formas de cápsulas também. O produto não pode ser usado para crianças menores de 6 anos e deve ser evitado nos primeiros meses de gestação e durante a lactação, pois pode interferir na quantidade de leite.
Seu uso pode provocar secura e gosto estranho na boca.


Há também o chá de hortelã-pimenta (Mentha x piperita) que é útil no caso de afecções gastrointestinais leves, como flatulência, azia e má digestão. A bebida não deve ser usada em caso de obstruções biliares, danos severos no fígado e durante a lactação. No caso de cálculos biliares (pedras na vesícula biliar), é bom, antes, consultar um profissional de saúde.          


+ Enjoo: Gengibre, jura? SIM! Aqui você encontra as propriedades nutricionais do Gengibre (clique aqui) e confira. Pois então, é um remédio natural contra enjoos, especialmente os causados por movimentos. Há evidências de seu efeito benéfico também para os enjoos matinais na gestação, mas é preciso consultar o médico antes de usar. O consumo deve ser evitado, especialmente em doses altas, por pacientes que utilizam anticoagulante, que tenham cálculos biliares, irritações gástricas e hipertensão, assim como por crianças menor de 6 anos.

+ Diarreia: As diarreias não causadas por infecções, o ideal é consumir o chá de folhas da goiabeira (Psidium guajava). Essa planta inibe a transferência de água dos tecidos para o intestino, devido à rutina e age como adstringente, pois tem tanino.
Lembrando que diarreia leva a desidratação, por isso é importante a elevada ingestão de água.


+ Dor muscular:

A erva-baleeira é uma planta que possui ação anti-inflamatória comprovada, por isso foi utilizada como princípio ativo de um spray para dores musculares e tendinites de uma famosa de medicamentos. Não há relatos de efeitos colaterais nem interações quando o fitoterápico é usado dessa forma.



+ Resfriado: Você já ouviu alguém falar que um dente de alho no chá, ajuda a melhorar resfriados? Pois é, o alho possui várias propriedades (clique aqui). Esse vegetal tem mesmo propriedades antissépticas e expectorantes, por isso, pode aliviar o quadro. A contraindicação é para crianças menores de 3 anos, pessoas com gastrites, úlceras, pressão baixa e hipoglicemia. Pessoas que fazem tratamento com anticoagulantes também deve evitar.

+ Insônia:

Ai gente, se tem uma coisa que me deixa irritada é não conseguir dormir direito, ainda mais, a insônia. Quando o problema é crônico e vem acompanhado de sintomas moderados ou intensos de ansiedade, é improvável que tomar um chá resolva o quadro. Mas quando há sintomas leves de ansiedade e insônia, a passiflora, ou seja, a planta do maracujá (Passiflora incarnata), pode ser uma aliada. Há evidências de que a passiflora controla a ansiedade antes de tratamentos odontológicos ou anestesia, por exemplo. Há em fórmulas de cápsulas, e resolve? Também é eficaz. O uso não deve ser crônico e pode causar sonolência. A Anvisa alerta para que se evite o uso concomitante com sedativos e depressores do sistema nervoso.


Concluindo, as ervas vendidas na rua, a gente nunca sabe como os extratos foram manipulados e conservados. Os complexos de boa referência têm o selo da Anvisa.
Nutribeijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário