quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Ômega 3



Muito se houve falar do Ômega 3, mas vocês sabem quais são os benefícios do mesmo? Bom, o ômega 3 é uma gordura essencial, ou seja, é um ácido graxo essencial, que precisa ser ingerido através da alimentação ou suplementação, a depende do caso.

Quais são os benefícios?

- Auxilia na nutrição para o sistema nervoso, principalmente na memória;
- Diminui as taxas de triglicerídeos e colesterol total no sangue, ou seja, ajuda na circulação sanguínea, além de prevenir doenças cardiovasculares e aterosclerótica, doenças inflamatórias, como a obesidade, por exemplo;
- Atua no sistema imunológico;
- Auxilia no crescimento e desenvolvimento fetal e neural.
- Diminui o risco de desenvolver asma, diabetes, artrite reumatóide, síndromes inflamatórias intestinais e alguns tipos de cânceres.

Quais são os alimentos ricos nesse nutriente?

- Chia;
- Linhaça;
- Óleos vegetais (azeite de oliva, óleo de soja, canola)
- Peixes marinhos de águas frias e profundas (salmão, cavala, sardinha, atum, arenque, bacalhau)..
- Castanhas e Nozes;
- Vegetais verde-escuros como o couve, espinafre, rúcula..

A suplementação de ômega 3 é importante quando os níveis adequado não são alcançados com a dieta, agregado com vários fatores para que seu benefício seja completo. Existem diversas marcas encontradas no mercado, na maioria das vezes as pessoas gastam dinheiro sem necessidade comprando qualquer tipo de óleo e de péssima qualidade.
É papel do nutricionista ou médico prescrever a suplementação do ômega 3, ok?

Algumas dicas:

-Observe o conteúdo de EPA e DHA por cápsula. Os melhores possuem no rótulo a descrição da quantidade de EPA e DHA.
-  A ser observado o produto, as cápsulas devem conter vitamina E. Isso porque esta vitamina vai atuar como um antioxidante, evitando assim a oxidação do óleo e mantendo a qualidade do produto.
- Verifique se é isento de contaminantes ambientais: PCBs, mercúrio e dioxinas (geralmente os bons produtos informam isso de forma bem destacada na embalagem): Concentração de PCB's < 30 ppb/g; Concentração de Mercúrio < 10 ppb/g; Concentração de dioxinas < 1 ppt; Nível de oxidação Total ( TOTOX ) < 13 meq/l. Verifique se ele é considerado "Enteric Coated". Os assim denominados tem melhor absorção e dão menos gosto de peixe na boca após o consumo.
- Somente o “Ômega 3 farmacológico” é capaz de combater doenças crônicas e prevenir o que os cientistas chamam de Inflamação Silenciosa, sendo portanto o tipo de suplemento utilizado nos estudos clínicos que validam a eficácia da suplementação com ômega 3. Cheque a proporção de EPA e Ácido Araquidônico (ômega 6). Uma relação de 20% de EPA pra 1% de Ácido araquidônico.
-  Por último, esvazie 4 cápsulas de ômega 3 em um recipiente e coloque-as no congelador por 5 horas. Se ele congelar, então não se trata de um produto ultra-filtrado. Os óleos mais baratos na maioria das vezes não atendem a esses pré-requisitos. Porém, o barato sai caro. 60 doses de um bom ômega 3 (no Brasil) não sai por menos de 50 reais. Desconfio se encontrar mais barato.

É de grande importância o acompanhamento de um profissional nutricionista para melhor prescrever suplementação de qualquer nutriente, pois esse será capaz de prescrever de acordo com suas necessidades, individualizando as doses da suplementação. O excesso de qualquer nutriente pode ser maléfico para a saúde!

Nutribeijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário