segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Sinusite e Nutrição



Olá pessoal!
O assunto de hoje é sobre Sinusite, uma inflamação que incomoda e muito. Eu tenho, e há pouco tempo atrás eu tive a sinusite bacteriana, um outro tipo e eu vou especificar sobre cada uma aqui pra vocês.
Os seios da face são cavidades nos ossos ao redor do nariz, das bochechas e dos olhos. Essas cavidades são revestidas por membranas que produzem muco, o qual tem função de proteção. Quando os seios da face não drenam adequadamente esse muco, ele fica acumulado e estagnado, tornando a área propícia a infecções. Durante uma infecção aguda, devem ser ingeridos apenas alimentos leves.
A sinusite bacteriana é uma inflamação dos seios nasais causada por bactérias, geralmente esse tipo de sinusite é precedido por gripes, resfriados ou crises alérgicas, que deixam às mucosas nasais sensíveis à proliferação de bactérias. Essa sinusite provoca sintomas semelhantes as das outras sinusites, e deve ser tratada de forma adequada para que possíveis complicações sejam evitadas.

Algumas condutas nutricionais:

+ Uma das condutas mais importantes e eficazes contra a sinusite é consumir muita água ao longo do dia. Um copo de água por hora. A água irá hidratar e ajudar na limpeza do muco acumulado.
+ Aumente a ingestão de alimentos que não interferem na produção do muco, são alimentos anti-inflamatórios, tais como: cereais integrais, hortaliças, frutas frescas, azeites, sementes e nozes. As sementes de linhaça e o consumo de peixe reduzem as inflamações.
+ Quem sofre de sinusite crônica deve eliminar de sua dieta todos os alimentos que produzem muco, tais como: laticínios, farinha de trigo, chocolate, ovo, alimentos fritos e processados.
+ Açúcares e sucos de frutas devem ser reduzidos ou eliminados, pois alimentam os fungos em pessoas com sinusite crônica.
+ O sal e o álcool possuem efeito desidratante sobre os seios da face, provocando mais inflamações. Portanto, evite álcool e restrinja o consumo de sal.
+ É importante também aumentar a imunidade, ingerindo alimentos ricos em vitamina C e zinco, pois a sinusite pode ser resultado de gripe ou resfriado. Consuma mais salsinha, morango, pimentão, castanhas, cereais integrais, laranja, limão, carnes magras, abacaxi.
+ Chá quente e condimentos naturais como raiz forte, mostarda e gengibre aliviam a congestão por um momento, mas não tratam a sinusite.

Nutribeijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário