terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Alimentação na Primeira Infância


Acho tão lindo uma gestante, um recém nascido, um bebê e principalmente, uma mãe que sabe como alimentar o seu filho na primeira Infância. Ainda não sou mãe, mas é uma área que desde bem pequena, sempre fui apaixonada. E é área pela qual vou me especializar logo!
Na semana passada postei no Instagram uma foto sobre a importância do aleitamento materno e na doação do leite para o banco de leite humano.
As práticas adequadas para a alimentação infantil são aquelas que fornecem uma quantidade de alimentos adequados para suprir os requerimentos nutricionais necessários ao seu desenvolvimento biológico; protegem as vias aéreas da criança contra aspiração de substâncias estranhas durante o processo de prática alimentar; não excedem a capacidade funcional do trato gastrointestinal e do sistema renal da criança.
Uma alimentação infantil saudável compreende a prática do Aleitamento Materno e a introdução, em tempo oportuno, de alimentos apropriados que complementem o aleitamento materno.

+ A Importância do Aleitamento Materno

As vantagens do aleitamento materno transcendem o período de sua vida prática e repercutem na vida adulta, evitando doenças passíveis de prevenção na infância. O Aleitamento Materno é a primeira prática alimentar a ser estimulada para promoção da saúde, formação de hábitos alimentares saudáveis e prevenção de muitas doenças. Os constituintes presentes no leite fornecem todos os nutrientes necessários ao desenvolvimento do lactente.
O leite materno é composto por ácidos graxos livres que são veículos das vitaminas lipossolúveis; caseína que favorece a absorção do cálcio; alfa-lactoalbumina que auxilia no transporte do ferro; glutamina que está relacionada com o crescimento intestinal; taurina que transporta o zinco; imunoglobulinas, lactoferrina, lisozina, interferon também estão presentes; ácidos graxos de cadeia curta que tem função bactericida; ácidos graxos insaturados, importantes no desenvolvimento do sistema nervoso central; contém macrófagos e linfócitos do organismo materno; lactose que participa na absorção do cálcio e constitui substrato para a flora intestinal.. Enfim, são inúmeras as vantagens da amamentação, especialmente nos primeiros meses de vida. Em primeiro lugar, ela garante, em muitos casos, a sobrevivência da criança, particularmente daquela em condições desfavoráveis ou que nasce com baixo peso. Quanto mais o bebê mamar no peito, mais protegido estará.
A amamentação apresenta muitas outras vantagens, tanto para a mãe quanto para o filho, entre as quais uma possível proteção contra a síndrome da morte súbita, o diabetes insulino-dependente, a doença de Crohn, a colite ulcerativa, o linfoma, as doenças alérgicas, o câncer de mama e o de ovários na mulher que amamenta, além de otimizar o desenvolvimento neurológico da criança e promover o vínculo afetivo entre mãe e filho. (Fiocruz, 2003)

"As crianças menores de um ano não amamentadas apresentam um risco de 14 vezes maior de morrer por diarreia e quase 4 vezes maior de morrer por doença respiratória, quando comparadas com crianças da mesma idade alimentadas exclusivamente de leite materno." (Brasil, MS, 2006)

+ Aleitamento Materno Exclusivo

O Ministério da Saúde recomenda o aleitamento materno exclusivo nos primeiros 6 meses de vida, ou seja, sem complementação com água, sucos ou chás. O leite humano é um alimento completo, fornecendo inclusive água, possuindo fatores de proteção contra infecções comuns da infância e perfeitamente adaptado ao metabolismo da criança. É importante também na diminuição da fertilidade após o parto. Sabe-se que a ausência de menstruação devido à lactação depende da frequência e da duração das mamadas.

+ Alimentos complementares



A partir dos 6 meses a criança encontra-se num estágio de maturidade fisiológica, principalmente com desenvolvimento do sistema gastrointestinal, que a torna capaz de lidar com alimentos diferentes do leite humano.
É a partir do 6º mês que começa a se oferecer papinhas, especificamente 2 papinhas: 1 doce feita de frutas e 1 salgada feita com um alimento de cada grupo, exemplo, proteína, vegetal, leguminosas.
A partir do 7º mês, aumenta o número de papas. Passa a ser 2 doces e 2 salgadas. Sem sucos, chás, caldos. Somente água.
E a partir do 8º mês é que começa a introdução da refeição da família, levemente amassadas. É quando o organismo da criança já está numa fase fisiológica e num aporte calórico maior.

+ Pega correta para sucção



Bem gente, esse foi um resumo sobre esse ato tão importante e tão lindo que todas mães devem tomar. Em breve postarei mais informações pra vocês sobre Materno Infantil e Pediatria.
Espero de coração que tenham gostado, nutribeijos!




Nenhum comentário:

Postar um comentário