sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Resenhando: Diabetes



Quem é fã de doces aí, levanta a mão! \o/
Adoro doces sim, confesso, mas procuro sempre aqueles mais saudáveis, que não possuem tanto açúcar ou que são ZERO em açúcar. Mas porque, quais são os prejuízos que essa substância traz ao nosso corpo?
Segundo a nutricionista americana Brooke Alpert, autora do livro The Sugar Detox (ainda sem tradução em português), tal consumo exagerado tornaria o indivíduo mais propenso a desenvolver certos tipos de cânceres, como o de mama e o colerretal. Além disso, boa parte do açúcar que você come é convertida em gordura visceral e, consequentemente, em prejuízos. Ou seja, essa gordura visceral é aquela que fica depositada ao redor da cintura, e mantém contato com os órgãos internos. E o excesso de açúcar pode desencadear Diabetes.
Devido a isso, hoje vou falar sobre vocês sobre esse livro que é super bacana, principalmente para quem é portador da doença. Aviso que devido os autores serem americanos, muitas informações são de lá dos EUA. Mais para quem quer entender e a controlar, super indico. Leitura fácil e bem legal.

Sinopse:

"Segundo a Associação Nacional de Assistência ao diabético, cerca de 10 milhões de brasileiros sofrem hoje com a doença, que, silenciosa, representa 40% das causas de morte por problemas cardiovasculares em todo o mundo. O livro Comer bem para combater o Diabetes tem o intuito de auxiliar as pessoas no combate, controle e até mesmo na prevenção desse mal.Com receitas práticas elaboradas pelo chef Paresh Dandona, informações sobre alimentação indicadas pela nutricionista Melissa Ohlson e os anos de pesquisa da dra. Ana Machado, o livro traz toda a experiência desses especialistas. São mais de 40 receitas entre sopas, massas, risotos. Além disso, o livro ensina a calcular seu IMC, entender melhor o processo de resistência à insulina e o papel dos antioxidantes, nutrientes, ervas  outras substâncias encontradas nos alimentos que podem minimizar os efeitos do diabetes."

O diabetes é uma doença na qual os níveis de glicose no sangue  ficam acima do normal. Depois de uma refeição o alimento é transformado em glicose, o qual é carregado pelo sangue para as células do corpo todo. As células utilizam a insulina, um tipo de hormônio produzido pelo pâncreas, para ajudá-las a processar a glicose do sangue em energia. A única maneira pela qual as células do corpo são capazes de processar a glicose em energia é através da insulina. Sem ela, os níveis de glicose no sangue continuam a aumentar, causando danos nas células. Quando ingerimos mais glicose do que nossas células necessitam para gerar energia, o excesso de glicose é mandado para o fígado para armazenagem. Essa glicose armazenada pode ser utilizada como fonte de energia quando os nossos níveis de glicose no sangue baixam mais do que deveriam, por exemplo, quando estamos em jejum.

Tipos:

+ Diabetes Tipo 1: também chamado de insulino-dependente, é diagnosticada primeiro em crianças, adolescentes ou jovens adultos. Nessa forma, as células beta do pâncreas não produzem mais insulina porque o sistema imunológico as atacou e as destruiu. O tratamento inclui tomar injeções de insulina ou utilizar bomba injetora de insulina, escolher alimentos de maneira inteligente, exercitar-se regurlamente e controlar a pressão sanguínea e o colesterol.

+ Diabetes tipo 2: é a forma mais comum, pode ser desencadeada em qualquer idade, mesmo na infância. É quando as células do corpo não utilizam a insulina adequadamente, ou seja, o pâncreas não consegue produzir insulina suficiente para as necessidades do corpo. Como resultado, a quantidade de glicose no sangue aumenta enquanto as células "passam fome" de energia. Nesse tipo de diabetes, as células não respondem à ação da insulina. Essa forma de diabetes normalmente começa com resistência à insulina, uma condição na qual as células do tecido adiposo, músculos e fígado não utilizam a insulina de maneira adequada, o nível de glicose no sangue permanece alto. Uma vez que a glicose não pode entrar nas céluas, estas então pensam que não há glicose disponível no sangue. Como resultado, as células mandam um sinal para o fígado, induzindo-o a liberar na corrente sanguínea toda a glicose armazenada. Estar acima do peso e ser sedentário aumenta as chances de desenvolvimento do diabetes tipo 2.

+ Diabetes gestacional: algumas mulheres desenvolvem diabetes gestacional nos últimos estágios de gravidez. Embora esse tipo normalmente seja controlado depois que o bebê nasce, uma mulher que o teve, tem mais probabilidade de desenvolver diabetes tipo 2 mais tarde. É causado pelos hormônios da gravidez ou por deficiência de insulina.

Sintomas:

Muitas pessoas não apresentam sinais nem sintomas. Os sintomas também podem ser tão suaves que você não seja capaz de notá-los. Aqui está o que você pode observar:
- sede aumentada;
- fome aumentada;
- fadiga;
- urinar frequentemente, especialmente à noite;
- ganho de peso;
- visão embaçada;
- feridas que não cicatrizam.

Procurem um médico, quanto mais cedo o tratamento, mais prevenção para danos ao longo prazo ao corpo.

No livro também tem alguns capítulos super bacanas sobre cada nutriente, como agem em relação a doença.







É um livro que vale a pena ter, principalmente os portadores da doença. A maior parte desse post retirei desse livro e vocês podem conferir como a leitura é bem simples. Logo, logo estarei fazendo um outro post mais voltado para a doença.
Quem tiver interesse, o livro está a venda na Livraria Saraiva por um preço super baratinho.
Aguardem, em breve novidades para vocês!

Nutribeijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário