quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Combustível para ficar esperto!


Olá gente! Mais um post para meus Pequeninos, hoje vocês vão conhecer 3 minerais essenciais que ajudam no desenvolvimento da inteligência desses lindos seres.
Alimentos adequados atuam na construção de tecidos e órgãos, viabilizando o desenvolvimento físico e socioemocional e o cognitivo. Às vezes, os esforços que os pais fazem em encher os filhos de livros e isso e aquilo, pode ser em vão.
O importante é que esses cuidados devem ser tomados antes mesmo do bebê nascer, ou seja, a mãe tem que comer alimentos ricos em ácido fólico, que é um nutriente super importante na formação dos neurônios. Após o nascimento, as gorduras são fundamentais, pois compõem a bainha de mielina, que é uma estrutura que envolve os neurônios e atua na aprendizagem. Enquanto a mãe estiver amamentando, o aporte de minerais, vitaminas, proteínas, carboidratos está garantido. Lembrando que as gorduras são abundantes no leite materno. A partir da introdução dos alimentos, deve haver uma oferta rica de Ferro, Iodo e Zinco que são fundamentais para o estímulo do desenvolvimento neurológico da criança.
Veremos agora os benefícios que esses 3 minerais são capazes de fazer:

+ Zinco: atua na produção de neurotransmissores e na sua interação com os receptores do sistema nervoso. A falta dele pode retardar o crescimento e a formação de neurônios, comprometendo o processo de cognição. A ingestão adequada desse mineral é essencial para que os pequenos cresçam de forma saudável. De acordo com a OMS, algumas das maiores causas de morte infantil são diarreia- que ainda causa 18% das mortes entre crianças no mundo- e pneumonia, dois problemas que tem relação direta com a falta de zinco. O sistema imunológico das crianças é mais frágil que o dos adultos, por isso uma alimentação rica em zinco é essencial. Para se ter uma ideia da importância do zinco na alimentação de uma criança, uma das ações mais realizadas pela Organização Mundial da Saúde para diminuir os casos de mortalidade infantil em países pobres é incluir suplementos de zinco na dieta. Desde que essa medida foi adotada no final da década de 1980, os casos de morte por diarreia no mundo em crianças com menos de cinco anos caíram de 4,5 milhões para 1,8 milhões em 2006. De acordo com uma pesquisa realizada pela Unicef em 2009, suplementos de zinco para gestantes pode prevenir várias complicações durante o parto e ainda ajudar o bebê a ganhar peso após o nascimento, reduzindo o risco de infecção. Por isso, é indicado que as grávidas consumam, diariamente 12 mg de zinco.
Onde encontrar: a principal fonte são os frutos do mar, como a ostra, por exemplo, porém não é muito aceitável no paladar infantil, pode ser consumido por meio de ovos, das carnes e grãos integrais.

+ Iodo: sua função mais conhecida é a ação no metabolismo da tireoide, mas também tem papel importante na produção de lipídeos estruturais que formam o cérebro. Sua deficiência constitui a principal causa de retardo mental em crianças e leva a um baixo desenvolvimento psicomotor. A falta pode causa também bócio, que se caracteriza por um inchaço na tireoide. Para evitar isso, há décadas o mineral é adicionado ao sal de cozinha. Mas em abril do ano passado, a ANVISA optou por diminuir essa suplementação. Em vez de 20 a 60 miligramas por quilo de sal, a quantidade será de 15 a 45 miligramas. O mais saudável é conseguir o aporte de iodo por meio dos alimentos.
Onde encontrar: frutos do mar, peixes de água salgada, leite e ovos.

+ Ferro: ele tem papel fundamental na oxigenação dos órgãos, especialmente o cérebro. A deficiência de ferro é um dos principais problemas infantis. Estudos recentes revelam que a falta do nutriente pode causar efeitos irreversíveis no desenvolvimento cognitivo e comportamental das crianças. Se estiverem anêmicas por deficiência de ferro, elas podem apresentar sonolência, o que leva a um baixo rendimento escolar.
Onde encontrar: fígado, carnes vermelhas e brancas são alimentos ricos em ferro heme, que é absorvido com facilidade no organismo. Grãos como feijão, ervilha e lentilha também contêm ferro, só que de outro tipo, o ferro não heme, isso significa que precisa de outros nutrientes, por exemplo, a vitamina C para ser sintetizado pelo organismo. Uma dica, por isso que na sobremesa, damos preferência às frutas cítricas. Balinhas de iogurte, doces a base de leite, são proibidos devido ao cálcio que compete com o ferro na hora de ser absorvido pelas células.

O Cálcio e a Vitamina C devem entrar na dieta do seu filho. O cálcio ajuda a formar as células ósseas e fortalecer os dentes e ainda atua no funcionamento dos sistemas nervoso e imunológico, sendo sua principal fonte o leite e seus derivados. Já a vitamina C age na síntese do colágeno, indispensável no desenvolvimento de ossos e dentes, as frutas cítricas como laranja e acerola são ótimas fontes.

Essas foram algumas dicas, espero que tenham gostado!
Nutribeijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário