quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Whey Protein: conheça seus benefícios!


Quem pensa que o suplemento Whey Protein é só um dos preferidos das academias, se engana. A proteína do soro do leite, são extraídas da porção aquosa do leite, gerada durante o processo de fabricação do queijo e coalhadas, onde são mantidas os peptídeos do soro que são constituídas por beta-lactoglobulina, alfa-lactoalbumina, albumina, e imunoglobulinas. Os atletas precisam de mais proteína em sua dieta, muitas vezes, tanto quanto o dobro da dose diária recomendada. A proteína de soro de leite é a escolha preferida para os atletas de todos os tipos. A novidade é que estudos preliminares realizados aqui no Brasil indicam que, na porção correta, a substância poderá ser favorável em tratamentos de patologias como diabetes, alergias e até obesidade. Durante décadas, essa parte do leite foi dispensada pela indústria de alimentos. Somente a partir da década de 70, os cientistas passaram a estudar as propriedades dessas proteínas.
Em uma entrevista, o professor Jaime Amaya Farfán, da Faculdade de Engenharia de Alimentos, da UNICAMP, explica que "as proteínas do leite foram naturalmente programadas para o crescimento dos mamíferos na fase inicial da vida. Por isso, uma de suas principais funções é promover as reações bioquímicas envolvidas no crescimento, como a síntese de proteínas do corpo". Outros estudos feito pelo mesmo, apontaram duas novas propriedades dessa proteína: efeito protetor contra o estresse e o estímulo à remoção de altas concentrações de glicose no sangue. Tais descobertas têm incentivado novas pesquisas para que o suplemento seja usado no tratamento de diabetes tipo 2.
Em 1971, o Dr. Paavo Airola, descreveu-as como parte importante no tratamento e prevenção de flatulências, prisão de ventre e putrefação intestinal. Atletas, praticantes de atividades físicas, pessoas fisicamente ativas e até mesmo portadores de doenças, vêm procurando benefícios nessa fonte protéica. Evidências recentes sustentam a teoria de que as proteínas do leite – incluindo as proteínas do soro – além de seu alto valor biológico, possuem peptídeos bioativos, que atuam como agentes antimicrobianos, antihipertensivos, reguladores da função imune, assim como os fatores de crescimento.
A whey protein pode ser indicada para idosos com o fim de auxiliar na reposição muscular. A partir dos 70 anos, homens e mulheres perdem de 20 a 40% da força muscular e, aproximadamente 30% das pessoas nessa fase da vida apresentam sarcopenia, que é uma doença caracterizada pela perda muscular. Porém, é necessário que o idoso passe por uma orientação nutricional antes de começar a suplementação.
As proteínas do soro de leite (Whey Protein) são altamente digeríveis e rapidamente absorvidas pelo organismo, estimulando a síntese de proteínas sanguíneas e teciduais a tal ponto, que alguns pesquisadores classificaram essas proteínas como proteínas de metabolização rápida “fast metabolizing proteins”, muito adequadas para situações de estresses metabólicos em que a reposição de proteínas no organismo se torna emergencial. Do ponto de vista nutricional, essas proteínas apresentam um excelente perfil de aminoácidos essenciais os quais nosso organismo não produz, tais como: triptofano, cisteína, lisina, leucina, isoleucina e valina; sendo estes três últimos, conhecidos como aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA) que favorecem o anabolismo, assim como a redução do catabolismo protéico, favorecendo o ganho de força muscular e reduzindo a perda de massa muscular durante a perda de peso. Whey protein , tem sido utilizado em diversos tratamentos , tais como:
Controle de Peso – O whey protein contém componentes bioativos que ajudam a estimular a liberação de dois hormônios de supressão: a colecistoquinina (CCK) e glucagon-like peptide-1 (GLP-1). Em apoio a isso, um novo estudo descobriu que a proteína de soro de leite teve um impacto maior sobre a saciedade que a caseína, a proteína no leite outras. Adicionando a proteína de soro de leite para um snack a meio do dia ou da bebida fornece energia saudável e pode ajudar a controlar a ingestão de alimentos na próxima refeição.
Câncer – Os pacientes com câncer submetidos à radioterapia ou quimioterapia muitas vezes têm dificuldade em satisfazer as suas necessidades nutricionais diárias devido a náuseas e falta de apetite. Isso pode levar à perda de peso, perda de massa muscular e desnutrição protéico calórica. Whey protein é uma excelente escolha protéica para pacientes com câncer, é muito fácil de digerir e muito suave para o sistema. O whey protein pode ser adicionado a uma grande variedade de alimentos e bebidas para aumentar o teor de proteína, sem afetar o gosto.
Diabetes – Whey Protein, uma alta qualidade, alto valor biológico da proteína, é uma boa opção para os diabéticos que precisam gerenciar cuidadosamente a ingestão de alimentos. A proteína do Whey fornece mais valor do que quantidades iguais de proteínas de qualidade inferior que são frequentemente mais elevados de gordura e colesterol. Além disso, a proteína de soro de leite ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue e tem se mostrado benéfica para controle de peso, os quais muitas vezes são uma preocupação para os diabéticos tipo 2.
Nutrição do Lactente - O Whey protein contém muitos dos mesmos componentes encontrados no leite materno e por este motivo, é um ingrediente chave em uma ampla variedade de fórmulas infantis, inclusive para recém-nascidos prematuros. Certos tipos de proteínas de soro de leite para lactentes com base também foram mostrados para ajudar a reduzir a chorar com cólicas em bebês. Embora, a amamentação é o preferido, fórmulas infantis contendo proteínas do soro são a melhor coisa seguinte, quando, a amamentação não é uma opção. Além de uma excelente escolha protéica para a gestante que precisa de maiores quantidades de proteína.
Envelhecimento Saudável - Uma boa alimentação e ingestão adequada de proteínas de soro de leite podem ajudar a manter os músculos fortes durante o envelhecimento, especialmente quando combinada com um programa de exercício e treino de resistência.
Cicatrização - Quando o corpo está trabalhando para curar feridas e incisões cirúrgicas que exigem uma maior quantidade de proteínas. Proteína e seus aminoácidos são os blocos de construção que iniciam o crescimento de nova pele durante o processo de cicatrização. Uma quantidade insuficiente de proteína ou dietas ricas em proteínas de fraca qualidade, como a gelatina, pode atrasar o processo de cicatrização. Whey protein é uma proteína de alta qualidade muito e muitas vezes é a melhor escolha para produtos de alta proteína recomendada pelos médicos após a cirurgia ou queimadura terapia.
(Por: Nutricionista Vanessa Vichi)

Conheça os três tipos de Whey Protein:

- Concentrado: Passa por um processo de filtragem e processamento mínimo. Seu teor proteico varia de 29 a 89%. Contém pouca lactose, gordura e minerais. Quando a quantidade de lactose diminui, a concentração de proteína aumenta.

- Isolado: A concentração proteica ultrapassa os 90%. Contém pouca, ou nenhuma, gordura ou lactose. Pode ser obtido por meio da microfiltração ou pela troca iônica, que atinge a pureza completa.

- Hidrolisado: Tanto o concentrado como o isolado podem se apresentar nesta condição, que facilita a digestão e tem potencial reduzido para reações alérgicas.

Mas as advertências dos especialistas se justificam: abusas das doses de whey pode ser perigoso. Pode ocorrer riscos de lesão renal, aumento do peso e interferência na absorção de determinados medicamentos, além de sobrecarregar as funções hepáticas. Por isso, antes de fazer o uso, procure um especialista, só ele será capaz de indicar a fórmula e porção ideal para você, isso porque a dosagem é calculada a partir da dieta de cada pessoa.

Nutribeijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário