segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Vitamina D: Conheça os seus benefícios!




Olá gente! Mil desculpas pelo sumiço e pela falta de atualização aqui no blog. Último ano de faculdade e é pura correria, estágio, trabalhos, tcc.. Ufa! Mais não irei abandonar aqui, sempre que eu tiver um tempinho livre, venho correndo postar aqui. Já deixei alguns posts prontos e que serão atualizados automaticamente durante essa semana!
Hoje irei falar sobre nutriente incrível e traz inúmeros benefícios pro nosso organismo. Um número significativo de pesquisadores tem sugerido que a vitamina D (calciferol) não deveria ser considerada uma vitamina, mas sim, um pró-hormônio.
A vitamina D é sintetizada na pele por via não enzimática, por ação dos raios ultravioleta-radiação B (UVB), porém se a exposição do indivíduo à luz não for adequada, é essencial que a vitamina seja fornecida por fontes alimentares.




E a deficiência de vitamina D, o que causa?

A deficiência pode ser observada em indivíduos que tenham pouca exposição ao sol e naqueles que tenham problemas no metabolismo lipídico. A deficiência grave em adultos promove osteomalácia, que é a falha na mineralização da matriz orgânica dos ossos, resultando em ossos fracos e sensíveis à pressão, fraqueza dos músculos proximais e frequência aumentada de fraturas.
Em idosos, pode ser responsável pela menor absorção de Cálcio e, portanto, tem efeitos importantes no desenvolvimento da osteoporose na pós-menopausa. Já em crianças, a deficiência pode causar raquitismo com anormalidades ósseas, entretanto, atualmente é rara, devido a fortificação da vitamina nos alimentos.
A obesidade também parece estar associada a níveis reduzidos de vitamina D e acredita-se que esta ocorra em razão do sequestro da vitamina pelos adipócitos. Existem evidências de que a deficiência não seja apenas associada a problemas ósseos, mas também a um risco elevado de desenvolvimento de diversos tipos de câncer, de diabetes, de esclerose múltipla e de hipertensão arterial.  (Silvia Cozzolino)
Lembre-se sempre de incluir vitamina D em suas refeições para seu metabolismo estar sempre ativo!

Nutribeijos!



Nenhum comentário:

Postar um comentário