sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Efeito Platô


Você começa um dieta, consegue atingir seus resultados, mas chega um tempo que esses resultados não aparecem mais. Chega uma hora em que todos os esforços para emagrecer são em vão. É nesse momento que a luta contra os quilinhos indesejáveis se torna mais acirrada. Conhecido  como efeito platô, o maior vilão de todas as dietas.
Na guerra contra a gordura teimosa (e tão valente quanto você), não vai ter moleza. O inimigo é tinhoso e poderoso. A tentação da cervejinha do sábado? A indisposição de sair de casa e encarar a academia em uma noite fria? Não! O grande vilão na luta para perder peso é o seu próprio corpo. Às vezes, ele faz de tudo para dificultar seu sucesso. E, quando você estiver próxima de vencer a batalha, o danado pode sacar sua mais potente arma: o efeito platô. Por mais que você siga todas as regras para emagrecer, testadas e aprovadas pela ciência, em um determinado momento seu peso pode se estabilizar. Não adianta diminuir ainda mais o prato pois seu organismo aprendeu a viver bem com as calorias fornecidas no período da dieta e armazenou gordura suficiente para mantê-lo funcionando.
A saída para enfrentar cada episódio é criar uma estratégia diferente a fim de ludibriar o organismo. Nessa luta, vale jogar com algumas armas, combinadas ou não, como dieta, exercício e até medicamentos na tentativa de vencer a resistência do corpo ao emagrecimento. Por isso, é necessário que o processo seja bem orientado por um especialista.
Confira abaixo 5 dicas para fugir desse "mal":


1. Não exagere nos exercícios físicos. Comece devagar ou aumente gradualmente os que já pratica. Frequentar uma academia é uma boa pedida.
2. Não suba na balança todos os dias. Deixe para fazer isso uma vez por semana. Use uma fita métrica. Mesmo que você não tenha pedido peso, se a sua cintura diminuiu um pouco isso já servirá como estímulo. Depois você continuara emagrecendo. Procure entrar em contato com pessoas que têm o mesmo problema e “trocar figurinhas” sobre a dieta que está seguindo.
3. Conscientize-se de que você vai perder peso de forma mais lenta. Perder 1 kg por semana é o ideal. Obesos graves podem perder mais peso com a orientação do nutricionista.
4. Quando abusar da comida, não se pese logo em seguida, pois o peso extra refere-se à comida e não ao que você engordou (a comida será metabolizada e boa parte eliminada). Muita gente se assusta e no dia seguinte fica praticamente em jejum, desregulando o metabolismo. O certo é seguir o mesmo esquema alimenta, evitando pesar-se.
5. Em nenhuma hipótese você deve desanimar e desistir das dietas. O que fará voltar a engordar e lhe trará uma desconfortável sensação de frustação. Se achar conveniente, troque a dieta.

Nutribeijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário