segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Saiba os perigos causados pela Gordura Trans


Gordura trans... muito se ouve falar sobre esse "mal". Mas, o que é? O que acontece quando ingerimos alimentos ricos dessa gordura?
Bem, a hidrogenação de ácidos graxos insaturados adiciona hidrogênio aos óleos líquidos, na qual origina uma gordura estável e sólida como a margarina. O hidrogênio pode ser adicionado tanto na posição natural "cis" como na posição "trans".
A principal fonte de gordura trans na dieta é a vegetal hidrogenada, utilizada industrialmente na produção de biscoitos, bolachas recheadas, empanados tipo nuggets, sorvetes cremosos, tortas e alimentos comercializados em restaurantes “fast-food”. Embora esses ácidos graxos sejam abundantes nas margarinas duras, representam apenas 10% do consumo de gorduras trans, sendo os alimentos industrializados a maior fonte. O principal efeito metabólico dos ácidos graxos trans em relação às doenças cardiovasculares é elevação do colesterol total e a lipoproteína de baixa densidade (LDL-c o colesterol ruim). Esta gordura é mais prejudicial à saúde do que a gordura saturada por reduzir a lipoproteína de alta densidade (HDL-c o colesterol bom). Observa-se também elevação dos triglicerídeos plasmáticos e prejuízo da sensibilidade à insulina (principalmente em indivíduos com resistência à insulina).
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em 2003, incluiu a notificação da gordura trans como item obrigatório na rotulagem nutricional dos alimentos industrializados comercializados no Brasil. A OMS preconiza a ingestão de gordura trans inferior a 1% do valor energético diário e até mesmo sua exclusão nos alimentos industrializados.
E o que fazer para evitar essa gordura na sua dieta?? Algumas atitudes simples e que fazem toda a diferença. Por exemplo, evitar frituras, alimentos do tipo fast food, macarrão instântaneo (rico em sódio e colesterol), algumas preparações para sobremesas doces como o chantily, maneirar no usa da margarina, alimentos industrializados e pré preparados.

Cuide-se!
Nutribeijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário