terça-feira, 26 de agosto de 2014

Vai um café aí?


O café, fruto do cafeeiro, Coffea arábica pertencente a família das rubiáceas, cujas sementes,secas,torradas e moídas, são utilizadas no preparo do nosso saboroso café, pode ser utilizado também, de maneira terapêutica. Esta bebida é utilizada pela medicina alternativa no tratamento de : alcoolismo, bronquite asmática, para escurecer cabelos grisalhos, como desodorante, digestivo, diurético, cefaléias, na obesidade, como estimulante, na flatulência, no reumatismo e no artritismo e na tosse. Cientistas da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, descobriram que as pessoas idosas que bebiam uma xícara de café convencional antes de se submeterem a um teste de memória obtinham melhores resultados do que pessoas da mesma idade que optavam por sucos naturais. De acordo com os pesquisadores, produtos ou atitudes que reforçam os níveis de energia do corpo, como o próprio café ou uma sesta durante a tarde ou até um passeio, podem melhorar a memória. Outros aspecto interessante da pesquisa revela que tal fato pode não se aplicar a pessoas que não sejam consumidoras regulares de café.O café pode prevenir problemas dentários. Em testes de laboratório, alguns de seus componentes impediram a instalação das bactérias, o primeiro passo na formação das cáries. De acordo com a pesquisadora Carla Pruzzo, da Universidade de Ancona, na Itália, os componentes ácido clorogênico, ácido nicotínico e a trigonelina presentes no café impediram as bactérias Streptococcus mutans de se instalar em uma superfície dentária sintética. A trigonelina, o principal componente responsável pelo sabor ácido do café foi o mais potente anti-adesivo. A pesquisadora apontou que há longo tempo sabe-se que os grãos de café, verdes ou torrados, contém substâncias anti-bactericidas e anti-oxidantes, porém a forma de ação de cada um desses componentes ainda é desconhecida.
Um dos componentes mais ativos do café é a cafeína ,que está presente nas seguintes proporções, nos diversos tipos de café :
Quantidade de cafeína
 Café Expresso (2 xícaras) 250 - 330 mg
 Café descafeinado 1 - 5 mg
 Café preparado por decantação 40 - 170 mg
 Café preparado por gotejamento 60 - 180 mg
 Café solúvel 30 - 120 mg

 A cafeína é o estimulante legal mais usado no mundo. A cafeína é mais comumente associada ao café e às bebidas à base de cola que contém cafeína e flavorizantes extraídos de fontes naturais (grãos de café e nozes de cola, respectivamente).Teofilina e teobromina são parentes químicos da cafeína. O café foi inicialmente usado para ajudar a manter as pessoas acordadas nas noites frias, durante longos eventos religiosos.A cafeína não produz uma verdadeira euforia,aumenta a vivacidade, a performance mental e a motora, especialmente nos fadigados. Estes sintomas, junto com alguns dos efeitos de doses altas - por exemplo, agitação e até convulsões - acontecem principalmente pelo bloqueio dos receptores de adenosina. A adenosina é um hormônio local auto-regulável que modula (normalmente inibe) a função da maioria das células no corpo.

O café, principalmente o cafeinado, não é recomendado para quem tem gastrite ou ulcera, distúrbio de ansiedade, hipertensos, anêmicos, adultos de idade avançada que não consomem cálcio e Vitamina D em quantidades adequadas, ou para quem tem sintomas como taquicardia, tremores, insônia, azia, náuseas e dor de cabeça. Atenção para quem tem o colesterol alto, o café fervido e não filtrado é responsável pelo aumento do colesterol. Já o café filtrado não apresenta este aumento, pois a parte lipídica (o cafestol e o kahweol) fica retida no filtro.

Nutribeijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário