segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Psoríase e Nutrição


A psoríase é uma doença inflamatória crônica da pele, mediada por células T, caracterizada por lesões eritematoescamosas, aumento na proliferação celular e padrões anormais de diferenciação dos queratinócitos. Apresenta prevalência mundial estimada em 2%, variando entre 0,6% e 4,8%, sem predileção por sexo nem por faixa etária, sendo mais comum entre a terceira e a quarta décadas, no sexo feminino e em indivíduos com história familiar. As causas são desconhecidas, porém uma predisposição genética3, associada a fatores ambientais como fumo, álcool, alimentação, infecção, drogas e eventos estressantes, constitui uma explicação etiológica plausível.
A prevalência e a gravidade da psoríase têm se mostrado diminuídas durante períodos de jejum. Dietas hipocalóricas levam à melhora dos sintomas e podem ser importantes fatores adjuvantes na prevenção e no tratamento do tipo não-pustular moderado.
Dietas hipocalóricas são apontadas como fator que contribui para diminuição da gravidade da doença. Porém, é importante que sejam prescritas por um profissional, para evitar carências de nutrientes. O consumo de ômega-3 tem se mostrado eficaz para o controle da psoríase, embora os estudos ainda sejam inconsistentes. O ômega-3 é encontrado em peixes de água fria, linhaça e podem ser manipulados também.
As fontes de vitamina D, dentre elas o óleo de fígado de bacalhau, leveduras, fígado, leite integral e derivados também são indicadas. Parece haver uma relação entre o consumo de glúten e o agravamento da psoríase. Os estudos no assunto ainda são pouco conclusivos, mas observações indicam que a dieta pobre ou isenta de glúten beneficia o portador. O glúten é uma proteína encontrada em alimentos como trigo, aveia, centeio, cevada. A Castanha do Pará, rica em selênio, não deve faltar no cardápio. Este nutriente, possui propriedades imunomodulatórias e antiproliferativas. Todo planejamento alimentar deve ser personalizado visando à maior eficácia do tratamento.

Nutribeijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário