segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

A diferença entre APLV e Intolerância à Lactose



Olá meus amores! Mais um post do tag Tema do Mês e hoje vou explicar pra vocês qual é a diferença entre Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV) e Intolerância à Lactose (IL). Sim! Muitas pessoas acabam confundindo e achando que são as mesmas coisas, mas não é! Irei fazer um post depois especificando exclusivamente cada um ;)

Apesar de os sintomas serem parecidos, há algumas diferenças entre as duas patologias, e claro, o tratamento também são diferentes. Confira abaixo um pequeno resumo sobre a diferença de cada uma.

O que é e qual a diferença?

A alergia ao leite de vaca é o tipo de alergia alimentar mais comum que existe, principalmente quando se fala em crianças. Então a APLV é uma reação alérgica à proteína (s) que existem no leite de vaca. Já a intolerância à lactose é a dificuldade que o instestino tem de digerir o açúcar do leite, que é a Lactose, sendo que esse açúcar, não provoca alergia.

Quais os sinais e sintomas?

Na APLV pode ocorrer vômitos, cólicas, diarréia, dor abdominal, prisão de ventre, presença de sangue nas fezes, dermatites (vermelhidão na pele, descamação, pequenas bolhas e “pele grossa”), problemas respiratórios (asma, chiado no peito e rinite) e emagrecimento. Podem ocorrer em minutos, horas ou dias após a ingestão de leite de vaca ou derivados, de forma persistente ou repetitiva.
Na IL pode ocorrer diarréia, cólicas, distensão abdominal (a famosa barriga estufada) e náuseas são os mais comuns e podem ocorrer em minutos ou horas após a ingestão do leite de vaca.

Como é feito o diagnóstico?

É feito basicamente pela observação dos sintomas nos dois casos. Em alguns casos, são solicitados exames, mas, o mais comum é a observação e o chamado teste de desencadeamento, que consiste basicamente na reação do paciente quando se retira o consumo do leite de vaca e seus derivados, sendo ainda possível, a reintrodução desses alimentos.

Qual idade que mais acomete?

A APLV acomete mais as crianças, principalmente quando o consumo se dá antes do primeiro ano de vida, por isso que restringimos o uso antes do bebê completar 1 ano.
A IL acomete mais os adultos. 

É preciso que o paciente siga alguma dieta especial?

Sim, nos dois casos. Na APLV é excluído os alimentos derivados do leite, o próprio leite e até alimentos que são preparados com o leite de vaca. É preciso estar atento aos alimentos industrializados e seus rótulos, que podem conter leite ou ingredientes que sejam derivados como a caseína, soro do leite, proteínas do leite e caseinato.
Na IL algumas pessoas ainda toleram quantidades reduzidas do leite e seus derivados, como por exemplo bolos.

Espero que tenham gostado, em breve mais posts!
Nutribeijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário