segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Intolerância, Alergia e Sensibilidade: Qual a diferença?


Olá meus amores! Mais um mês começando, e hoje venho com novidades pra vocês! Hoje eu começo aqui no blog uma nova tag Tema do Mês, onde irei escolher e o que vocês surgerirem também, um tema para abordar aqui no blog e no IG (@nutripediatra) durante todo o mês. E pra começar esse novo quadro, vamos falar sobre Alergia, Intolerância e Sensibilidade Alimentar.

Atualmente, muito se fala em intolerância, alergia e sensibilidade a determinado alimento ou substância, mas, qual a diferença? Todos tem significados laboratoriais e implicações clínicas distintas.

Intolerância a alimentos
Classicamente define-se como intolerância alimentar a ausência ou deficiência de uma enzima digestiva que torna difícil ou impossível a digestão de um alimento ou grupo de alimentos.

Alergia a alimentos
A alergia alimentar é uma reação indesejável que ocorre após a ingestão de determinados alimentos ou aditivos alimentares. O termo hipersensibilidade alimentar (geralmente usado como sinônimo de alergia alimentar) pode ser definido como uma reação clínica adversa, reproduzível após a ingestão de alergenos (substâncias que desencadeiam a alergia) presentes nos alimentos, causados pela exposição a um estímulo em uma dose tolerada por pessoas normais. A alergia alimentar sempre envolve um mecanismo imunológico, expressando-se através de sintomas muito diversos. A alergia alimentar é, simplificando ao máximo, uma resposta exagerada do organismo à determinada substância presente nos alimentos.

Sensibilidade alimentar
A sensibilidade alimentar provoca, habitualmente, reações clínicas algumas horas ou dois a três dias após a ingestão do alimento em causa. Trata-se portanto de uma reação retardada. As reações clínicas não são exuberantes e frequentemente não são relacionadas com a ingestão dos alimentos. São exemplos: a síndrome de cólon irritável e o agravamento das manifestações inflamatórias de várias doenças crônicas. Procure um profissional capacitado para identificação e tratamento.

Espero que tenha ficado claro pra vocês, e fiquem ligados nos próximos posts sobre o tema. Ainda irei falar sobre muitas coisas relacionadas à esse assunto.
Nutribeijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário