quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Propriedades Nutricionais da Manga


Quem gosta de manga levanta a mão! \o/
Essa fruta tão saborosa possui inúmeros benefícios para a saúde. Rica em fibras solúveis e antioxidantes que ajudam pelo bom funcionamento das artérias, ou sejam, baixam o colesterol, aumentam a sensação de saciedade e ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue. Além disso, experimentos sugerem que haveria uma ação especial contra tumores de mama e cólon. No caso do intestino, isso se deve as fibras que auxiliam a regular o trânsito intestinal, favorecendo a eliminação de possíveis elementos carcinogênicos.

Rica em potássio, que colabora para o seu papel frente ao infarto e ao câncer, pois esse mineral participa do funcionamento de quase todas as células e é essencial no controle da pressão arterial. E mais, ajuda no sistema imune, devido a presença de vitamina C e betacaroteno.

Existem vários tipos de manga no Brasil. A mais consumida por nós é a Tommy, a mais rica em fibras. Existem a manga rosa, manga palmer, manga haden e a manga coquinho. De todas essas, a que possui mais calorias, cerca de 72 por fatia é a manga palmer.

Em 100g da manga tommy, você encontra cerca de 51 kcal, 2,1g de fibras e 138mg de potássio.

Mito ou verdade: Manga com leite faz mal?
Mito! Sim gente, é apenas uma lenda que surgiu lá no período colonial. Dizem que o leite era um alimento exclusivo dos senhores do engenho, daí, para evitar que os escravos consumissem o leite, espalharam que a fruta fazia mal quando consumida concomitantemente com o leite. E essa moda pega até hoje.

Nutribeijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário