terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Dúvidas e Receitas sobre Papinhas



Oi meus amores! Eu já fiz um texto (clique aqui) falando sobre Alimentação Complementar na Infância e um pequeno esquema de como começar a introduzir as papinhas na alimentação do seu filho, além de esclarecer algumas dúvidas. E no post de hoje, vou tentar esclarecer outras dúvidas que sempre surgem e que deixam as mamães apreensivas. Vamos lá?

 - Se meu bebê não aceitar a papinha, o que eu faço?
Mães, é super normal os bebês não aceitarem a primeira papinha. Pense bem, durante longo 6 meses, apenas tomando leite materno (ou fórmula), e de repente, sentir um outro sabor, uma outra textura do que ele já está acostumado. Fiquem tranquilas, eu garanto, é normal! O bebê pode até aceitar de 3 a 4 colheres de chá da papinha e depois recusar, fazer careta, cuspir. Tudo isso passa! Dê mais uma chance ao seu filho, e ofereça a ele mais uma vez.



 - Posso congelar as papinhas?
Pode sim. Há apenas uma pequena perda de nutrientes durante o cozimento, nada significativo quando congelada. Pode manter durante 45 dias no freezer.

 - Devo colocar tudo junto ou separado?
Logo no começo da introdução alimentar, o ideal é que coloque tudo junto bem amassadinho, e a cada passo que for evoluindo, pode ir separando e ensinando o sabor e a textura de cada alimento.

 - Devo colocar sal na papinha salgada? Como faço para temperar?
Apesar do nome "salgada" não significa que deve contar sal. O bebê ele tem um paladar totalmente diferente do nosso que já está acostumado com sal, comidas industrializadas e tudo mais. Você pode usar temperos naturais como a salsa, cebolinha, cebola, alho, alecrim, manjericão, orégano, canela, hortelã, coentro. Você também pode usar aqueles alimentos que possuem um sabor mais doce, como a abóbora, cenoura, batata doce, até a beterraba.

 - Devo usar óleo ou azeite?
Alguns bebês rejeitam o azeite de oliva, por deixar um gosto residual. Aconselho que se for usar algum tipo de óleo (soja, girassol) e acrescentar depois de finalizado, pois, o óleo em altas temperaturas termina oxidando. Lembrando que o óleo de coco, não oxida em altas temperaturas, pode ser usado para refogar os temperos. Outra alternativa é refogar os temperos com água. Isso mesmo, apenas uma colher de sopa de água é ideal para refogar os alimentos.

 Alguns lembretes:
 - A papa principal não SUBSTITUI o leite materno ou Fórmula.
- Não peneire e nem liquidifique, apenas amasse com o garfo.
- Não utilize condimentos, caldos de carne, embutidos, sal.
- A papa deve ter a consistência de purê e não de sopa.

Confira agora algumas receitas de Papas Doces e Papas Salgadas que vocês podem usar logo no início da Introdução Alimentar:

 + Papas Doces 

Receita 1
Ingredientes:
1 banana

Modo de fazer: descasque a banana e amasse com o garfo. Sirva com colher de silicone ou plástico.

Receita 2
Ingredientes:
1 banana
1/2 mamão papaia (ou se preferir pode ser só o mamão)

Modo de fazer: Descasque a banana e amasse com o garfo. Descasque o mamão e use apenas a polpa do mamão. Amasse com o garfo e sirva com colher de silicone ou plástico.

Receita 3 
Ingredientes:
1/2 maçã
1/2 pêra

Modo de fazer: descasque a maçã e a pêra e com uma colher, retire toda a polpa. Depois amasse com o garfo e sirva.

 + Papas Salgadas 

Receita 1
Ingredientes:
1/2 abóbora moranga
1 pedaço pequeno de cebola bem picada
1/2 copo de água

Modo de fazer: Descasque a abóbora, retire as sementes e corte em pedaços pequenos. Refogue a cebola com uma colher de sopa de água ou óleo de coco. Assim que dourar, coloque os pedaços da abóbora e depois acrescente a água. Espete o garfo nos pedaços, se já estiver bem mole, pode retirar, coe a água, espere esfriar, amasse com o garfo e sirva.

Receita 2
Ingredientes:
1 batata inglesa pequena
1/2 cenoura
1 pedaço pequeno de cebola bem picada
2 folhas de coentro
1/2 copo de água

Modo de fazer: Descasque a batata e a cenoura e corte em pedaços pequenos. Refogue a cebola com uma colher de sopa de água ou óleo de coco. Assim que dourar, coloque os pedaços da batata e da cenoura e depois acrescente a água. Espete o garfo nos pedaços, se já estiver bem mole, pode retirar, coe a água, espere esfriar, amasse com o garfo, acrescente o coentro picadinho e sirva.

Receita 3
Ingredientes:
1 pedaço pequeno de batata doce
1 pedaço pequeno de cebola bem picada
1/2 copo de água

Modo de fazer: Descasque a batata e corte em pedaços pequenos. Refogue a cebola com uma colher de sopa de água ou óleo de coco. Assim que dourar, coloque os pedaços da batata e depois acrescente a água. Espete o garfo nos pedaços, se já estiver bem mole, pode retirar, coe a água, espere esfriar, amasse com o garfo e sirva.

Nutribeijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário