sexta-feira, 6 de junho de 2014

Dia Mundial do Leite e Importância do Cálcio


No dia 01/06 (domingo) se comemorou o Dia Mundial do Leite. A data foi criada em 2001 pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação (FAO) com o objetivo de alertar a população sobre a importância dos lácteos para a manutenção de uma alimentação equilibrada.
Aproveitando, achei importante falar sobre o cálcio na infância. Aliás, esse é o tema no qual estou escrevendo um artigo científico haha =)
Esse nutriente é de fundamental importância neste período da vida, pois é quando os ossos e os dentes estão em desenvolvimento intenso, por isso a importância da ingestão adequada para importante mineralização óssea e manutenção do crescimento.
Além disso, o cálcio está envolvido nos processos de transporte de nutrientes nas células, secreção hormonal, ativação e liberação de enzimas em várias vias de metabolismo, coagulação sanguínea, contração muscular, transmissão de impulsos nervosos e regulação da função muscular cardíaca.
As principais fontes de cálcio são as hortaliças verdes escuras, couve, folha de mostarda, brócolis, nabo, soja, sardinha, salmão, moluscos, gergelim, algas, amêndoa, tofu, ovos, nozes e alguns alimentos enriquecidos. O leite e seus derivados são considerados as principais fontesde cálcio, pois estes apresentam maior biodisponibilidade nesse grupo alimentar.
Importante! Mais do que consumir alimentos que são fontes de cálcio, é preciso ingerir aqueles que aumentam a absorção do mineral no organismo. A vitamina D auxilia no processo de aproveitamento e fixação do cálcio por meio da regulação dos níveis do mineral na corrente sanguínea. Lembrando que há também aqueles que prejudicam a absorção. Um desses vilões é o ácido oxálico. Esse ácido está presente na beterraba, espinafre e na acelga. A cafeína e alguns refrigerantes a base de cola ambém contribuem para desminerilização óssea, bem como a ingestão excessiva de sódio, pois esse nutriente e o cálcio compartilham pelo mesmo sítio de absorção.
Por isso, tenha sempre uma alimentação saudável e equilibrada para manter a saúde em dia!
Nutribeijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário