sexta-feira, 13 de junho de 2014

Propriedades do Hortelã


Oi gente! Há evidências de que as ervas, além de ricas em nutrientes e minerais, são aliadas no combate de problemas do fígado, cólicas, enxaquecas e gripes. E pra começar, vou falar sobre o Hortelão hoje, que mais conhecida cientificamente como Menthapiperita, é uma planta aromática, utilizada tanto na medicina caseira como em forma de tempero na gastronomia.
Ela é rica em vitaminas A, B e C, sais minerais como ferro, cálcio e potássio e tem o gosto mais adocicado. A planta é composta por óleos essenciais - como o mentol e a mentona -, que são responsáveis por causar efeito analgésico, antiespamódico, calmante, antiviral e anti inflamatório. Além disso, a erva também possui flavonoides (antioxidantes capazes de proteger os vasos sanguíneos) e triterpeno, substância com efeito analgésico, antioxidante e anti inflamatório.
É indicado para problemas de fígado, cólicas, Síndrome do cólon Irritável e gases, tosse com muco, gripe, bronquite, enxaqueca e dores de cabeça.
Para melhorar a eficácia do hortelã, alguns alimentos, quando misturados a ela, podem otimizar seu efeito. é o caso do gengibre para as náuseas, o mel para casos de vermes, o louro para gases, a romã para problemas como a parasitose intestinal e a acalchofra para o caso de intolerância a gorduras.
Confira agora uma receita de Suco Verde com Hortelã e fica extremamente delicioso:

1 folha de couve;
1 punhado de hortelã;
1 pedaço de gengibre pequeno;
1 maçã;
1 laranja
2 colheres de sopa de farelo de chia ou a própria chia.

* Bata a laranja e maçã e reserve o líquido. No liquidificador, acrescente os demais ingredientes e depois acrescente o líquido reservado. E pronto! Não coloque água para não oxidar o suco, ok?

Nutribeijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário