segunda-feira, 9 de junho de 2014

Transtorno Alimentar (Parte 3): Obesidade



O assunto de hoje, é de extrema importância e que atualmente vem se destacando cada vez mais, considerado um dos mais graves problemas de saúde pública. A Obesidade e o Sobrepeso podem resultar da ação isolada ou conjunta de diferentes fatores: genéticos, endócrinos, ambientais, culturais, socioeconômicos, psicossociais.
A obesidade mais comum vem de um consumo de alimentos em quantidades maiores do que o necessário, associado com um modelo de vida sedentário. A quantidade excessiva de calorias ingeridas vai além dos requisitos metabólicos diante de uma queima constante de energia, resultando em um excesso calórico. Pode ser ainda causada por problemas endócrinos, de constituição ou hereditariedade.
Pessoas com sobrepeso ou obesidade, comparada às pessoas de peso normal, têm maior chance de apresentar doenças como hipertensão arterial, diabetes, doenças de coluna, nas articulações, vários tipos de câncer, cálculos biliares e/ou aumento de gorduras no sangue, como colesterol alto.
Quando o Índice de Massa Corporal (IMC) é maior ou igual a 30, o diagnóstico já é de obesidade, veja abaixo com essa condição afeta nosso corpo.

1. Cérebro: pessoas com excesso de peso têm duas vezes mais chances de sofrer um AVC devido à presença de hipertensão e colesterol. E são mais propensas a problemas como ansiedade e baixa autoestima, 80% têm algum tipo de depressão.

2. Coração: as placas de gordura no interior das artérias coronarianas dificultam a circulação e levam à arteriosclerose. A obesidade é um dos fatores de risco de infarto do miocárdio. Quanto maior o peso, maior a chance de hipertensão, diabetes e colesterol alto.

3. Pulmão: o peso elevado prejudica a movimentação do diafragma, aumenta a sobrecarga de trabalho e provoca a falta de ar. Pode levar a crises de apneia e redução do volume dos pulmões. Há maior incidência de asma dada a produção de eotaxina, que bloqueia os brônquios.

4. Fígado: é um dos órgãos mais afetados porque não consegue metabolizar toda a gordura ingerida e parte dela fica acumulada. Com o tempo, esse acúmulo pode causar esteatose hepática (mais conhecida como fígado gorduroso), cirrose e até câncer de fígado. Normalmente, a cirrose está associada ao consumo de álcool. Mas neste caso, pode aparecer em quem não ingere bebida alcoólica.

5. Coluna: obesos sofrem de dores persistentes nas costas. Isso porque a parte superior do corpo está pesada e os músculos abdominais que a sustentam perdem o tônus. Resultado: o excesso de peso desgasta as articulações e leva à calcificação das vértebras.

6. Articulações: há maior sobrecarga nas articulações dos membros inferiores o que leva a problemas reumatológicos que provocam dor, inchaço, e sensação de rigidez, além de limitações, como a deformidade e a perda de movimentos.

7. Pâncreas: a gordura abdominal provoca a produção de substâncias que prejudicam a produção de insulina e ele trabalha acima de sua capacidade para suprir as necessidades do corpo. quando não o faz, os níveis de glicose aumentam, iniciando o diabetes.

8. Vesícula: como nas pessoas obesas o colesterol tende a ser maior que o habitual, quantidades maiores são liberadas na bile. Ele pode cristalizar-se na vesícula biliar e produzir cálculos. Cerca de 2/3 dos indivíduos obesos apresentam o problema.

9. Aparelho Reprodutivo: nas mulheres, o excesso de peso causa redução da fertilidade e alterações no ciclo menstrual. Nos homens, há uma queda na produção de espermatozóides e impotência. Cerca de 85% dos homens com disfunção sexual são obesos.

E quando há casos de Obesidade Infantil?


Infelizmente atualmente os casos de Obesidade Infantil estão cada vez maiores. Uma pesquisa coordenada por Melinda Sothern, professora de Saúde Pública na Universidade de Nova Orleans (EUA), mostrou que a Síndrome Metabólica (desequilíbrio nos níveis de glicemia, colesterol e pressão arterial) é mais comum entre filhos de mulheres que engordam muito na gravidez, ou em crianças que nasceram com peso acima da média, e entre aquelas com peso inferior, mas que são sedentárias.
Em breve farei um post falando apenas sobre a Obesidade Infantil.

Cuidem-se, nutribeijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário