sábado, 21 de junho de 2014

Alimentação Saudável no Inverno



Com esse friozinho o que dá mais vontade de fazer é ficar embaixo das cobertas, não é mesmo? Vendo um filminho e lógico mastigando alguma coisa. Mas por que será que no frio sentimos tanta vontade de mastigar? Porque será que engordamos mais no inverno do que no verão?
Sabe-se que o organismo, para proteger-se do frio, acelera o metabolismo, necessitando de mais energia para que o corpo se mantenha aquecido. Isso acontece devido ao mecanismo de contração dos poros (o famoso arrepio) que funciona como isolante térmico, isto é, impede a perda de calor do corpo para o ambiente. No verão, temos a impressão de gastarmos mais energia por suarmos mais. Mas o que o corpo está fazendo é liberar o calor que está "em excesso".
No nverno a temperatura cai, é óbvio e nós temos o nosso tecido gorduroso que tem um importante papel de manter a temperatura corpórea do que mantê-la. Para repor essa energia o nosso corpo pede por comida, já que é através dela que obtemos nossa primeira fonte de energia. Portanto, se não tomarmos cuidado o ponteiro da balança subira sem ao menos percebemos, já que as roupas de inverno são mais largas.
Outro fator que nos preocupa no inverno é a maior incidência de gripes e resfriados, e para isso é importante fortalecer o sistema imunológico. Um bom método é apostar nos probióticos (lactobacilos vivos) encontrados nos leites fermentados e iogurtes, além de atentar ao de vitaminas e minerais, especialmente a vit. C, presente na laranja, limão, acerola, abacaxi, etc.
Outro agravantes é a preguiça que o friozinho nos dá. Se o seu objetivo é emagrecer, aproveite que o nosso corpo está gastando mais energia e programe-se para perder uns quilinhos. Reeduque sua alimentação e pratique uma atividade física.
Ainda, a hidratação é de extrema importância neste período, apesar da maioria das pessoas não sentirem tanta sede como em épocas mais quentes.
No inverno a diurese está aumentada, por isso o consumo de água é essencial, além de também prevenir complicações pulmonares, já que a água ajuda a dissolver o muco dos pulmões.

Nutribeijos e cuide-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário