quarta-feira, 18 de junho de 2014

Os perigos da Intoxicação Alimentar


Olá gente, com a chegada do período de festas juninas, aumenta o número de casos de intoxicação alimentar. E a causa do problema não está somente nos pratos típicos, em restaurantes e lanchonetes, mas também nas refeições preparadas em casa. É muito comum as pessoas relacionarem com a comida estragada e na verdade o que acontece é que, esse quadro aparece devido à ingestão de um alimento que não foi higienizado ou conservado da maneira correta.
O termo gastroenterite (sinônimo de intoxicação alimentar) designa uma série de doenças, as quais podem surgir devido as toxinas liberadas por bactérias, vírus e por infecções bacterianas. A gravidade dos sinais varia conforme o tipo do agente infeccioso. Em geral envolvem fadiga, diarreia, náuseas e vômitos. Condições mais severas incluem mal-estar generalizado e febre.
Saiba agora quais são os agentes causadores e os mais "conhecidos":

Salmonella: presente nos alimentos de origem animal (carnes de bovinos e aves, leite e ovos).
Escherichia coli: presente em carnes poucos cozidas, leite não pasteurizado, contato com animais domésticos.
Rotavírus: é sazonal, varia conforme a estação do ano.
Bacillus cereus: presente em cereais (sobretudo no arroz), sopas, molhos, massas, pastéis e caçarolas.
Clostridium botulinum: presente em alimentos em conserva. Causa botulismo, tipo de intoxicação fatal.

A intoxicação mais comum é a causada pelas toxinas liberadas pela bactéria Staphylococcus aureus, que, muitas vezes está retida nas mãos, na boca ou no nariz da pessoa responsável por lavar e cozinhar os alimentos.

Previna-se!

Cuide-se! Nutribeijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário