segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Líquido Amniótico e Nutrição



O líquido amniótico é um líquido claro, contido no saco amniótico, ligeiramente amarelado que envolve e suporta o desenvolvimento do feto durante a gravidez. Tem como funções:

+ Desenvolvimento do bebê que ao movimentar-se num meio fluído permite o crescimento ósseo e desenvolvimento motor adequados;
+ O adequado desenvolvimento dos pulmões (o bebê só respira efetivamente no parto, quando o ar entra nas suas vias respiratórias e provoca o espasmo para respirar). São capazes de reconhecer o cheiro do líquido amniótico da própria mãe, foi o que mostrou um estudo;
+ Mantém a temperatura intra uterina constante, protegendo o bebê da perda de calor.
+ Protege o bebê do exterior ao proporcionar uma camada protetora que funciona como um amortecedor contra choques ou movimentos bruscos.

Antes de nascer, informações sobre sabores da dieta da mãe são transmitidas para o bebê através do líquido amniótico. Sabe-se que o cheiro de diversos líquidos orgânicos de humanos, incluindo o líquido amniótico, é alterado pela ingestão de certos alimentos.
Em uma pesquisa com gestantes, semanas antes do parto, onde ocorreu a oferta de anis (erva-doce), observou que, no momento do parto, os bebês apresentavam rostos felizes, tendo como explicação o sabor adocicado e aroma característico do anis em agrado aos bebês. Resumindo: uma mãe deve estar bem hidratada durante a gravidez, já que necessita de líquido extra para aumentar o volume sanguíneo, manter o líquido amniótico e para manter mamãe e bebê hidratados. O consumo de líquido deve ser no mínimo de 8 copos ao dia, recomenda-se o uso da água natural, chá de ervas, suco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário