quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Nutrição e Alimentação no Balé



O balé é uma modalidade artística que engloba habilidades de flexibilidade e força muscular, isso em um corpo que precisa ser necessariamente magro, não hipertrofiado. As horas de treinamento e toda a dedicação necessária ao balé podem colocar os praticantes em risco nutricional. A necessidade de manutenção do corpo magro é fator de risco para o desenvolvimento de transtornos alimentares em bailarinas, segundo a literatura. Sabemos que os bailarinos, em sua maioria, iniciam a pratica do balé ainda na infância, daí a importância de avaliação do status nutricional para a garantia do adequado crescimento dessas crianças. O acompanhamento nutricional dos praticantes de balé tem como objetivos manter o equilíbrio nutricional, manter e melhorar a saúde geral, garantir o crescimento adequado (quando crianças e adolescentes) e proporcionar ganho de massa magra para garantir o fortalecimento muscular.
Geralmente, segundo a literatura, a dieta dos bailarinos é baixa em calorias, ferro, cálcio e gorduras essenciais (poliinsaturadas), comprometendo o ganho de massa ósseo e o desenvolvimento e crescimento geral. Entre as meninas, é comum a presença da tríade da atleta do sexo feminino, que é caracterizada pelo baixo consumo de calorias em longos períodos, pela irregularidade menstrual causada pelo desequilíbrio dos hormônios sexuais femininos, pela perda de massa óssea e, em alguns casos, pelo desenvolvimento de transtornos alimentares (bulimia ou anorexia). Assim, sendo o grupo de bailarinos caracterizados como vulneráveis a deficiências nutricionais, é importante frisar a necessidade de assistência nutricional para os praticantes da modalidade.

Como podemos ajudar os praticantes de balé?
Por meio de educação nutricional aos praticantes, o equilíbrio nutricional é mantido e o ganho de desempenho físico é assegurado. A seguir, algumas orientações importantes:

+ Ingerir nutrientes de todos os grupos de alimentos de forma a garantir o aporte nutricional adequado;
+ Fracionar a alimentação (comer ao menos 5 refeições diariamente);
+ Não pular refeições;
+ Ter uma alimentação rica/variada e não restrita a poucos alimentos;
+ Priorizar o consumo de grãos e cereais integrais;
+ Comer alimentos fontes de proteínas diariamente (carnes, cereais integrais, feijões, queijos, leites, sementes oleaginosas como nozes e castanhas);
+ Comer alimentos fontes de ferro diariamente (carnes, cereais integrais, feijões);
+ Comer alimentos fontes de cálcio diariamente para manutenção do aporte;
+ Comer hortaliças e frutas diariamente (ao menos 3 porções de frutas e 3 de hortaliças);
+ Evitar alimentos processados/ industrializados ricos em gordura e sal;
+ Evitar frituras (máximo de 1 vez na semana);
+ Consumir líquidos para correta hidratação (água, sucos de polpa, água de coco);
+ Jamais iniciar um programa de suplementação nutricional sem acompanhamento e prescrição do nutricionista.

O fator determinante da nutrição para os bailarinos e praticantes de balé é a manutenção do bem-estar físico a fim de que o melhor desempenho seja atingido. Como em todas as modalidades esportivas, a dieta é importante – mas ainda é negligenciada na rotina dos bailarinos, mesmo entre os profissionais. Assim, reitero que o nutricionista pode fazer muito pela arte do balé.

Fonte: Perla Menezes

Nenhum comentário:

Postar um comentário