quarta-feira, 24 de setembro de 2014

A importância da Mastigação



Com o tempo de almoço cada vez mais reduzido, é cada vez mais comum encontrar pessoas que, literalmente, “engolem” a sua refeição, sem nem se preocupar em mastigar bem o alimento antes de ingerir. Mas por que mastigar bem os alimentos é importante? A mastigação é uma das fases mais importantes da alimentação, afinal o processo de digestão dos alimentos tem início na boca com a ajuda de substâncias encontradas na saliva.
A mastigação não somente ativa a salivação, como também é responsável por triturar o alimento. Quanto menor os alimentos estiverem, melhor será a digestão e absorção de seus nutrientes pelo intestino. Uma mastigação apropriada fornece ao nosso organismo o tempo necessário para liberar hormônios e sinalizadores que promovem uma maior saciedade. Comendo menos (devido à maior saciedade) há menor tendência ao ganho de peso. Além de proporcionar uma digestão adequada e uma maior absorção de nutrientes. Pessoas que comem rápido e não mastigam direito, engolem pedaços grandes de comida e tornam a digestão prejudicada, causando azia, má digestão e sono, comer rápido pode fazer mal à saúde e independente do alimento consumido é sempre importante mastigar bem. “Quando as pessoas têm pressa sempre acabam comendo mais e conseqüentemente ganham mais peso.
Se o alimento não é bem mastigado e triturado, pedaços grandes chegam até o estômago, que como citei anteriormente, não possui dentes e por conta disso necessita de um maior trabalho para continuar com o processo digestivo, o que pode ocasionar pirose (azia), empachamento, dor e desconforto abdominal, fermentação, gases e até mesmo favorecer o aparecimento de gastrite. Continuando o processo digestivo, partículas grandes de alimentos podem chegar até o intestino, onde causa um desequilíbrio na microbiota intestinal, que está relacionado ao aparecimento de algumas doenças. Diante disso, pode-se perceber que uma mastigação inadequada está relacionada a boa parte dos problemas digestivos da sociedade atual, sendo importante também para pessoas que já possuem problemas digestivos. Assim, a mastigação deve ser um hábito ensinado desde cedo. Devemos estimular as crianças a mastigarem bem os alimentos desde o nascimento dos primeiros dentes. Para tanto, se possui crianças em casa, prefira cozinhar bem ou amassar os alimentos, evitando utilizar liquidificador ou comidas industrializadas que já estão completamente trituradas, não possuindo pedaço para que a criança mastigue. Com o passar do tempo, a consistência dos alimentos deve evoluir, conforme a capacidade de mastigação da criança.
Dessa forma, comer devagar, mastigar com calma e sentir o sabor dos alimentos são algumas dicas para se alimentar de maneira saudável e correta.

Nutribeijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário