segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Vitamina D




A vitamina D, é um hormônio que regula o metabolismo do cálcio e do fósforo. Assim sendo, sua principal função é manter os níveis séricos de cálcio e fósforo em um estado normal, capaz de propiciar condições à maioria das funções metabólicas, entre elas, a mineralização óssea. Por estar envolvida no crescimento esquelético, a vitamina D torna-se essencial durante a infância e a adolescência. A deficiência desta vitamina pode causar retardo de crescimento, anormalidades ósseas, aumentando o risco de fraturas.
Apesar de a vit. D ser produzida por exposição solar (a pele tem alta capacidade de sintetizar vit. D), seu consumo dietético se torna essencial quando a exposição solar é insuficiente para alcançar as necessidades diárias. Alguns alimentos fontes: ovo, fígado, manteiga, leite, óleo de fígado, atum, sardinha.
Infelizmente a literatura ainda é um pouco escassa em trabalhos envolvendo biodisponibilidade dessa vitamina. Alguns fatores dietéticos têm sido apontados como auxiliares ou redutores da biodisponibilidade da vit. D.

Nutribeijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário