terça-feira, 30 de setembro de 2014

Porque tenho que amamentar?



Todos já devem saber o quanto sou apaixonada por essa área Materno Infantil e a cada dia que passa eu me encanto cada vez mais.
"A amamentação transcende o ato de nutrir uma criança apenas fisicamente. Ela nutre também a alma do recém-nascido. Ao amamentar, há o contato da pele da mãe com a da criança e há troca de olhares. Amamentar é importante para a formação mental e física do bebê. Além disso, o leite materno ser o melhor nutriente que a criança pode ter" ( Keiko Miyasaki Teruya, Pediatra).

O leite materno contém todas as proteínas, açúcar, gordura, vitaminas e água que o seu bebê necessita para ser saudável. Além disso, contém determinados elementos que o leite artificial não consegue incorporar, tais como anticorpos e glóbulos brancos. É por isso que o leite materno protege o bebê de certas doenças e infecções.
O aleitamento materno protege as crianças de: otites, alergias, vômitos, diarreia, pneumonias, bronquiolites, meningites, além de melhorar o desenvolvimento mental do bebê, é mais facilmente digerido.  Amamentar promove o estabelecimento de uma ligação emocional, muito forte e precoce, entre a mãe e a criança, designada tecnicamente por vínculo afetivo. Atualmente, sabe-se que um vínculo afetivo sólido facilita o desenvolvimento da criança e o seu relacionamento com as outras pessoas. O ato de mamar ao peito melhora a formação da boca e o alinhamento dos dentes.

Amamentar tem vantagens também para a mãe: a mãe que amamenta sente-se mais segura e menos ansiosa; amamentar faz queimar calorias e por isso ajuda a mulher a voltar, mais depressa, ao peso que tinha antes de engravidar; ajuda o útero a regressar ao seu tamanho normal mais rapidamente; a perda de sangue depois do parto acaba mais cedo;  protege do câncer da mama que surge antes da menopausa; protege do câncer do ovário; protege da osteoporose; protege da anemia (deficiência de ferro); as mulheres que amamentam demoram mais tempo para ter menstruações, por isso as suas reservas de ferro não diminuem com a hemorragia mensal; amamentar é muito prático! Não é necessário esterilizar e preparar utensílios.

O leite artificial é muito diferente do leite materno e a sua utilização tem riscos para o bebê, e eu já fiz um post explicando a diferença do LM e do LA, clique aqui e confira!

A UNICEF calcula que um milhão e meio de crianças morrem por ano por falta de aleitamento materno. E não se pense que é só nos países do terceiro mundo. Mesmo nos países industrializados muitas mortes se poderiam evitar com o aleitamento materno.

Depois de todos esses benefícios, ainda tem motivos para não amamentar? Sou SUPER a favor do aleitamento materno e você?

Nutribeijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário