segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Leite Fermentado



Em termos simples, o intestino é conectado com o mundo externo principalmente através da boca e, por isso, é necessário ter as barreiras para defesa contra invasões bacterianas nocivas. O suco gástrico (ácido clorídrico) e a bile representam algumas dessas barreiras e, portanto, os lactobacilos presentes nos alimentos fermentados, para serem considerados como probióticos, têm de ser resistentes à passagem pelo ácido clorídrico. Os leites fermentados são ricos em lactobacilos vivos (probióticos), importantes para o sistema digestivo e imunológico.
Os probióticos contribuem, ainda, para eliminar as bactérias nocivas à saúde intestinal e, conseqüentemente, ajudar a prevenir contra as infecções. Além disso, inibem a produção de substâncias nocivas, adsorvem (adsorção é a propriedade de uma substância sólida para atrair e manter, em sua superfície, um gás, líquido ou uma substância em solução ou suspensão) e eliminam substâncias mutagênicas, colaborando com a prevenção das doenças relacionadas ao estilo de vida.
E leite fermentado ajuda a combater a diarréia?

Sim, devido os lactobacilos que competem com as bactérias nocivas no organismo,  modificando e colonizando a flora intestinal. Assim, o consumo desse tipo de bebida pode abreviar a duração da diarreia.

Nutribeijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário