terça-feira, 16 de setembro de 2014

Manteiga ou Margarina?


Vamos esclarecer essa questão?
As margarinas são as maiores fontes de ácidos graxos trans (AGT) do que a manteiga. Os AGT são formados durante o processo de hidrogenação do óleo vegetal e aumentam o colesterol plasmático do tipo LDL (mau colesterol). Além disso, alguns estudos indicam também que o consumo de ácidos graxos trans tem impacto direto no risco de desenvolvimento de doenças cardíacas coronarianas. A manteiga, ao contrário da margarina, é pobre em AGT, porém rica em ácidos graxos saturados, que são lípides de origem animal e é feita a partir da gordura do leite. De acordo com a RDA (Recommended Dietary Allowances), deve-se limitar o consumo da proporção de gordura saturada a um mínimo de 10 % das calorias totais ao dia para afastar o risco de doenças cardiovasculares.
Com as descobertas sobre os males da gordura trans para saúde, a indústria modificou a composição da margarina adicionando gorduras interesterificadas, também prejudiciais a saúde, pois estudos mostram que esse tipo de gordura pode aumentar os níveis de glicose no sangue favorecendo o desenvolvimento de um diabetes.
Então assim, sobre a margarina: alguns estudos revelam que comer margarina ao invés de manteiga aumenta em até 53% o risco de desenvolver doenças coronarianas principalmente em mulheres e como mencionado a margarina, aumenta o colesterol total, diminui o HDL ("bom" colesterol) e aumenta o LDL (colesterol "ruim").
Já a manteiga, principalmente aquelas naturais, conhecidas como "manteigas da terra" tem ação anti-fúngica e, ao contrário do que se pensa: NÃO AUMENTA O COLESTEROL! É rica em ômega-6, essencial ao nosso organismo. E pra quem não sabe a manteiga aumenta a absorção de alguns nutrientes presentes em outros alimentos como, por exemplo, vitaminas A, D, E e K, além de ser também fonte natural de algumas dessas vitaminas, enquanto que as vitaminas presentes na margarina são adicionadas industrialmente.
Qual vocês usam?

Nutribeijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário