segunda-feira, 24 de março de 2014

Anda cansado demais? Veja como a Alimentação pode ajudar!


Olá meus amores! Como estão? Eu particularmente, ando muito cansada! Sério.. minha rotina está a mil e não anda sobrando tempo pra nada, vou dormir e em 2 minutos já amanhece e eu tô de pé de novo! Às vezes o corpo deixa de funcionar porque acumulamos tarefas demais e acabamos exaustos. E há uma solução pra isso? CLA-RO!
Cansaço é normal, fruto das atividades diárias e rotineiras e quando isso compromete o conforto é sinal que já virou exaustão. Os fatores que levam ao cansaço são muitos, é claro, a fórmula matemática soma coisas demais em tempo de menos.
O cansaço físico e mental são diferentes. Quando alguém experimenta a fadiga física, significa que não é mais capaz de continuar funcionando seu nível normal de atividades. Já o cansaço mental está mais relacionado com a sensação de sonolência e com dificuldade de concentração. Se uma pessoa está fisicamente exausta e permanece assim por muito tempo, acabará mentalmente desgastada também. Para isso ter o efeito contrário, é: descanse, pare de fazer tantas coisas e descubra o que acaba sugando a energia. Mais nem sempre isso é possível, então pra se abastecer, alguns alimentos são especialmente eficientes para isso.
Alimentos ricos em carboidratos são os que fornecem mais energia ao corpo. Se integrais, melhor ainda. Alimentos ricos em ferro também melhora a energia, pois é o responsável por transportar oxigênio aos músculos. E a oxigenação é essencial nas reações químicas com a produção da molécula ATP, que fornece energia.

+ Porque coloquei a imagem do café?
Todo mundo sabe que café é sinônimo de mais energia. Porém, tomar várias doses da bebida não é a melhor solução. Afinal, o consumo excessivo pode prejudicar sua noite de sono e fazer com que o cansaço apareça no dia seguinte. O ideal é tomar de 3 a 4 xícaras por dia para manter sua eficácia. Lembrando que o café sozinho não resolverá o problema do cansaço.

Alguns sinais são comuns a qualquer pessoa que esteja cansada demais, independentemente do sexo ou idade. São eles/: irritabilidade, impaciência e sensação de falta de energia. Além disso, os homens costumam sofrer com insônia ou despertar precoce e, não raro, dores na coluna.

-> Carne Vermelha: é rica em ferro, que como citado, transporta o oxigênio para várias partes do corpo.
-> Açaí: é rico em gorduras insaturadas, que fornecem energia para o organismo. Tem ainda alto teor de carboidratos e açúcar, que fornecem vigor com rapidez.
-> Café: como todos sabem, contém cafeína, um estimulante que ajuda a manter o sistema nervoso em alerta. Isso aumenta a sensação de energia e potencial de concentração.
-> Laranja: é ótima fonte de açúcar, que dá energia com rapidez. Além disso, por ser uma ótima fonte de vitamina C, ajuda a combater os radicais livres, cuja quantidade em circulação no organismo aumenta quando estamos muito cansados.
-> Carboidratos Integrais: é o princiapl combustível usado pelas células no processo respiratório a partir do qual se obtém energia para ser gasta no trabalho celular.
-> Gengibre: é uma raiz que estimula o sistema nervoso central, responsável pela sensação e disposição. Além disso, é termogênico, ou seja, auxilia na queima de gorduras e auxilia no emagrecimento.
-> Peixes e Frutos do Mar: atuam nas células desgastadas e melhoram a comunicação entre os neurônios (eles são fontes de zinco e selênio).
-> Linhaça: rica em ômega 3, a oleaginosa auxilia na oxigenação do cérebro e dos músculos.

A mulher cansada também fica irritada, impaciente e sofre de falta de energia. O cansaço para elas costuma ser mais cruel do que para o homem. O sexo masculino percebe melhor seu limite, e para. Já a mulher não quer admitir que não quer admitir que não dá conta de algo e vai além dos seus limites. O resultado éum desequilíbrio emocional: fica mais sensível, com episódios de choro, aparentemente sem motivo, além de poder ocorrer alterações no ciclo menstrual, ele pode torna-se mais longo ou mais curto a depender da mulher.
Assim como os adultos, as crianças também apresentam irritabilidade, impaciência e falta de energia. Além disso, os problemas de concentração e memória também são mais perceptíveis em crianças que estão muito cansadas, podendo refletir no desempenho escolar.

-> Chocolate: são fontes de energia e estimulantes do sistema nervoso central, funcionam da mesma forma que a cafeína. Quanto maior o teor de cacau, maior o efeito. O ideal seria o chocolate amargo. Sem exageros, ok?
-> Banana: contém 3 açúcares naturais: a glicose, frutose e o amido, e todos são fornecedores de energia. Além disso, são ricas em triptofano, um tipo de proteína que é convertido no organismo em serotonina, neurotransmissor que melhora o humor.
-> Mel: age da mesma maneira que o açúcar no organismo com a vantagem de não passar por refinos industriais e não receber aditivos químicos. É ainda fonte de carboidrato.
-> Aveia: esse grão integral estimula a liberação de serotonina, que age sobre o humor e favorece a disposição geral.

E aí gostaram? Vamos incluir esses alimentos no nosso dia-a-dia :)
Nutribeijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário