domingo, 2 de março de 2014

Você sabe o que são Prebióticos, Probióticos e Simbióticos?


A constipação intestinal ou prisão de ventre, é um problema que atinge grande parte da população mundial. Para melhora do quadro, muitos alimentos estão sendo enriquecidos com Prebióticos e Probióticos, mas você sabe como realmente eles agem no nosso corpo?


+ Lactobacilos

Os lactobacilos (lactobacillus) são bactérias (bacilos Gram-positivos anaeróbios) que se alimentam de matérias orgânicas inertes (saprófitas) e inofensivas que vivem no trato intestinal e constituem a flora bacteriana digestiva dos mamíferos, inclusive a do homem. Os lactobacilos não combatem diretamente os micro-organismos prejudiciais à saúde e que vivem nos intestinos, mas contribuem para reduzir a sua proliferação através de seus “antibióticos” naturais e, principalmente, pela competição por nutrientes. Como esses são inúmeros e se reproduzem rapidamente, não permitem que sobrem muitos nutrientes para os demais micro-organismos causadores de infecções e doenças.
A suplementação nutricional de lactobacilos funciona como um tratamento naturopático inteligente e eficaz na prevenção e no combate de diversas enfermidades, sem o risco de agredir ou intoxicar o organismo. Por protegerem a flora intestinal, a suplementação terapêutica de lactobacilos acidófilos deve ser sempre recomendada durante e após tratamentos à base de antibióticos de amplo espectro (antibioticoterapia) por via oral e, também, na prevenção e no combate da candidíase e vaginite infecciosa causada por Candida albicans.
Os lactobacilos são benéficos por diversas razões: atuam como antibacterianos (contra diversos estafilococos, estreptococos, salmonela, Escherichia coli e shigella), antifúngicos, antivirais e constituem uma parte do peso seco das fezes. Os lactobacilos acidófilos também inibem uma enzima bacteriana fecal que converte o estrógeno (hormônio que afeta as características femininas) em formas mais tóxicas e diminuem a reabsorção do estrógeno desintoxicado excretado, sendo o seu emprego terapêutico também recomendado no combate da síndrome pré-menstrual.
Hoje é possível encontrar diversos tipos de fibras prebiótica frutooligossacarideos com diversos tipos de cepas probióticas.

Esses são alguns tipos que tenho aqui em casa. Lembrando que EVITE A AUTOMEDICAÇÃO. Procure um médico e mantenha hábitos de vida saudáveis e uma alimentação equilibrada.
Nutribeijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário