quarta-feira, 5 de março de 2014

Receita: Tapioca


No Receitas de hoje, vou dar uma dica pra quem quer cortar o pão e não sabe como substituir esse alimento. A tapioca é uma panqueca típica da Região Norte do Brasil, aqui na Bahia, é conhecida como Beiju, e que oferece quase a metade das 135 calorias do pãozinho. Uma outra vantagem da Tapioca, é que é feita com a fécula extraída da mandioca (também chamada de goma de tapioca), ela é livre de glúten - proteína do trigo acusada de deixar o organismo inflamado e propenso a acumular gordurinhas. O ideal é trocar os recheios típicos por opções mais leves e ricas em fibras.
Compre a goma de tapioca já hidratada (já existem algumas versões nos supermercados), peneire e use duas colheres de sopa com uma pitada de sal para preparar uma porção com cerca de 70 calorias.
Esquente uma frigideira antiaderente pequena e, com a ajuda de uma peneira, espalhe a goma até cobrir todo o fundo. Doure dos dois lados, coloque o recheio sobre a massa ainda quente e dobre.
Para o recheio algumas dicas mais saudáveis como:
+ queijo cottage, tomate picado, azeite e sal;
+ tirinhas de peito de frango grelhado, mussarela light, tomate picado, manjericão fresco, azeite e sal;
+ peito de peru, queijo branco e orégano;
+ ovo mexido e seleta de legumes;
+ mussarela light e geleia light;
+ queijo cottage, cubos de peito de peru, salsa picada, azeite e sal;
+ banana aquecida no microondas e canela em pó;
+ morango picado e 30g de chocolate com 70% de cacau derretido;
Uma outra opção também, é acrescentar na massa sementes de chia e linhaça, que são fibras e  que ajudam a reduzir o índice glicêmico da massa.

Nutribeijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário