domingo, 12 de janeiro de 2014

Hidrate-se! Beba água!


Oláááá! Gente, esse verão ta mais quente do que nunca! Aqui na Bahia então, nem se fala. Por isso, no post de hoje vou falar sobre a importância da hidratação do corpo e os vários tipos de bebidas para certas ocasiões. Semana passada postei no Instagram uma foto que diz os 5 motivos para beber água pela manhã, e que já faz algum tempo que venho praticando isso e olhem, tô vendo resultado!
A água é fundamental em praticamente todas as reações orgânicas do nosso corpo. Se ela faltar, o fígado começa a brigar com o coração, a pele com os rins e a guerra está travada. Porém, ninguém vence, qualquer órgão que sai perdendo irá prejudicar todo o corpo.
Quando começa a faltar água, aparece a sensação de sede alertando que já há sinais de desidratação, daí a importância de manter cada célula hidratada.

Sinais de Desidratação:

1. Sede
2. Boca seca
3. Urina muito amarela
4. Cansaço mental e corporal
5. Tonturas e vertigens
6. Dor de cabeça e náuseas
7. Alterações visuais e auditivas
8. Perda de consciência


Lembrando que não adianta tomar tudo de uma vez só porque o estômago tem uma capacidade máxima. E existem momentos também em que o líquido pode ser dispensado, como por exemplo, durante as refeições. A ingestão de bebidas durante a refeição prejudica o processo de digestão, além de provocar uma distensão do estômago, isso ocorre principalmente com refrigerantes devido ao gás.

Importante saber também que nem só a água serve para hidratar, embora seja a melhor opção em qualquer situação. Sucos, chás e a água presente em frutas e verduras também cumprem esse papel. Mas esqueça as bebidas alcoólicas, que são diuréticas, prejudicam o fígado, inclusive a cerveja.

Opções para algumas ocasiões:



  • Trabalhando, estudando, sentado: água com ou sem gás, água com frutas e frutas como a melancia, melão. Em condições sedentárias, perde-se apenas líquidos e não eletrólitos.

  • Na musculação: água, na maioria dos casos a perda de eletrólitos não é significativa, portanto a água é suficiente.
  • Na praia: água-de-coco, ela oferece algumas vantagens como fonte de eletrólitos, lembrando que é hipertônico, ou seja, contém mais eletrólitos que o necessário e pode dificultar a absorção. Sucos, como o de laranja e acerola também oferecem suas vantagens porque além de hidratar, aumentam a resistência imunológica que costuma cair com a exposição ao sol.

  • Durante a corrida, jogo de futebol: água, isotônicos, sucos, por exemplo, de manga. Os isotônicos ajudam a repor os sais minerais perdidos com a transpiração. Já os sucos, prefiram aqueles com frutas ricas em carboidratos, como uva, graviola. Ajudam a recuperar a energia perdida.


E aí, já se hidratou hoje?
Nutribeijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário