quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Alimento da Semana: Alho


Oi galerinha! Como estão? Hoje na sessão Alimentos da Semana, vou falar sobre o Alho, que várias pessoas tem lá seus prós e contras, sendo que esse alimento tem uma gama de benefícios para nosso corpo.
O alho é um dos alimentos de fácil acesso e se você consumir, usufruirá de vantagens que vão desde a redução das chances de infarto até o reforço do sistema imunológico. Os principais benefícios do alho são:

Alicina preservada

É responsável pela maioria das propriedades farmacológicas da planta. Na verdade, a alicina, um líquido de coloração amarelada, só aparece de fato quando o alho é mastigado ou cortado, libertando-se das células quando a sua integridade estrutural é violada. Esta substância desempenha uma ação muito importante na defesa da planta contra insetos, fungos e bactérias existentes, além de ser a responsável pelo seu forte odor característico. Alguns autores indicam que 90% dessa substância e outros componentes sulforados permanecem estáveis quando o fogo fica entre 40 a 60ºC ou quando o tempo de cozimento não ultrapassa seis minutos em temperaturas mais elevadas.


Efeitos cardiovasculares
Diminuição de gorduras, do colesterol sanguíneo, redução dos níveis de açúcar, pressão arterial e atividade fibrinolítica. Isso significa que além de diminuir colesterol, triglicerídeos do sangue, tem efeito hipoglicemiante, prevenindo também o diabetes, trata a hipertensão arterial e reduz a chance de infarto do coração e acidente vascular cerebral (conhecido como derrame).

Atividades quimiopreventivas
Isto é, o alho previne o aparecimento do câncer de várias formas. Ele impede a absorção de substâncias cancerígenas presentes na alimentação, principalmente aquelas presentes na carne vermelha (nitrosaminas). Ao aumentar a atividade imunológica, o alho impede o surgimento do tumor. Ao atuar como antioxidante, impede a formação de radicais livres, e assim o a formação de células cancerígenas.

Atividades antimicrobianas e antifúngicas
O alho impede o crescimento de bactérias e fungos que causam doenças.

Atividade imunológica
Ele aumenta a atividade das células de defesa do corpo, impedindo muitas formas de infecção e também limpa o muco dos pulmões, tratando muito bem gripes e resfriados.

Comer o alho cru não é sinônimo de algo saboroso, mas combinado com temperos e azeites especiais, fica delicioso! Então, aproveitem bem este alimento rico em nutrientes.

Nutribeijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário