quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Alimento da Semana: Maçã!


Oi gente! Tudo bem com vocês?
Hoje vou começar uma sessão aqui no Hey Nutri! que achei super bacana essa ideia, e eu espero que vocês gostem. É o seguinte, toda quarta-feira, irei postar as informações nutricionais de alguma fruta, verdura, legumes, ou seja, de algum alimento!
O nosso alimento de hoje, é a Maçã! Pra quem não sabe, a maçã é uma fruta rica em fibras e além de tudo, é um alimento funcional, tem poucas calorias e tem também substâncias antioxidantes. Para quem está querendo perder peso, a maçã é uma ótima opção de lanche, por ser rica em fibras, aumenta a sensação de saciedade, evitando assim o consumo de outros alimentos não nutritivos.
A fibra presente na maçã é a solúvel, que ajuda na formação do bolo fecal, ótimo para quem tem problemas de intestino, porque ela facilita na evacuação, por isso é importante que a consuma com casca, além de beber muita água. O consumo regular de maçã é excelente para se prevenir e manter a taxa de colesterol em níveis aceitáveis, com a ingestão recomendada de uma unidade por dia. Vocês comem quantas maçãs na semana? A pectina é uma fibra solúvel não absorvida pelo intestino que retém água e diversas substâncias residuais. Facilita a eliminação de toxinas juntamente com as fezes. Auxilia no tratamento da diarréia, pois a pectina promove a proteção da mucosa intestinal. Também auxilia no processo de emagrecimento, pois a pectina dificulta a absorção das gorduras e da glicose. A pectina é encontrada na casca da maçã.
O alto teor de potássio contido na maçã libera o sódio excedente, eliminando o excesso de água retida no corpo. Contém ácido málico que favorece a absorção da vitamina C, nutriente antioxidante.
Devido ao seu alto teor de água, é uma fruta hidratante, ideal para crianças que gastam bastante energia. Consuma sempre com a casca, para melhor aproveitar suas vitaminas e minerais, pois é que se encontra a maior parte dos nutrientes.
E você, já comeu maçã hoje?

Nutribeijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário