segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Você Sedentário X Você Ativo


Olá pessoal! Preparados para começar a semana saudável? Espero que todos vocês tenham uma excelente semana de muita paz!
Na semana passada comecei uma sessão que se chama Papo Fitness, pra quem não leu, Clique Aqui  e leia o primeiro post desta sessão.
Ainda falta disposição para saber que o sedentarismo e a vida ativa fazem pela nossa saúde? Segundo estudos comprovam, para que um indivíduo seja considerado ativo, é necessário que realize ao menos 30 minutos de atividade física moderada durante 5 dias ou 30 minutos de atividade física intensa durante 3 dias, ou seja, quanto maior for o nível de atividade, maior serão os benefícios e menor será o risco de morte por todas as causas. Veja então os comparativos entre o Sedentarismo e a Atividade Física:

Você SEDENTÁRIO:

Obesidade -> a ausência de exercícios acarreta prejuízos a todo o metabolismo corporal, resultando em acúmulo de tecido gorduroso e perda de massa muscular, assim, causando a obesidade.
Síndrome Metabólica -> a ausência de exercício físico pode levar ao diabetes, que consequentemente pode levar a obesidade, hipercolesterolemia e hipertensão, também conhecido como a Síndrome Metabólica. O problema também é associado a doenças degenerativas das articulações, neoplasias e doenças psiquiátricas, como a depressão.
Doenças Cardiovasculares -> doenças coronarianas, como o AVC e Hipertensão são os principais problemas que atingem essa população sedentária.
Doenças ósseas -> a falta de exercício físico na infância e adolescência resulta em baixos índices de ganho de massa óssea.
Câncer -> estudos comprovas que a atividade física é um grande protetor para mortalidade por doenças neoplásicas, sendo assim, o sedentarismo torna um fator de risco para doenças malignas.

Você ATIVO:


Como já havia dito no post anterior, todo sedentário imagina a atividade física como um enorme esforço e uma chateação sem fim. Mas pode não ser tão insuportável assim.
A prescrição da atividade física deve levar em consideração a faixa etária, mas também outras características individuais. Normalmente, são recomendados para crianças e adolescentes, adultos e idosos.
Na infância a prática regular de atividade física deve ser incentivada com o objetivo de estimular a capacidade motora, aumentar o pico de obtenção de massa óssea.
Já os idosos por conta dos sintomas de dor muscular ou articular, tem a sensação que o repouso é o melhor remédio. Mas o que ocorre é justamente o contrário, lembrando que os exercícios devem ser adaptados e que iniciem com um treino de fortalecimento muscular, então, procurem um educador físico.
Outro ponto importante também são as atividades simples que podem ser incorporadas no cotidiano, como subir escadas de shopping, prédio, carregar sacolas de supermercados, caminhar pelo menos 3 vezes na semana já é válido. Preguiça baixa autoestima e desânimo resultam do estilo de vida sedentário.

E aí, vamos praticar atividade física?
Nutribeijos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário